Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Aluno do ITA recebe prêmio de melhor iniciação científica do país

O aluno Daniel Schwalbe Koda, atualmente cursando o 5º ano de Engenharia Eletrônica simultaneamente ao 2º ano do mestrado em Física, foi o eleito o primeiro lugar no 14º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, que seleciona o melhor trabalho de iniciação científica do país, pelo CNPq, nesta área de atuação.

Integrante do Grupo de Materiais Semicondutores e Nanotecnologia (GMSN), Koda é orientado desde 2014 pela Profa. Dra. Lara Kühl Teles, líder do grupo. O Prêmio é relativo ao seu trabalho de iniciação científica do segundo semestre de 2015, intitulado “Propriedades eletrônicas de materiais bidimensionais e suas heteroestruturas”, e será entregue na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá na UFMG (Belo Horizonte, MG) em 2017. Pela sua classificação dentre os bolsistas do CNPq, Koda receberá R$ 7.000,00, uma bolsa de mestrado/doutorado (à escolha do agraciado) e terá sua presença da SBPC custeada pelo instituto de fomento.

O trabalho em questão está incluído no contexto de materiais bidimensionais, ramo científico prolífico desde a descoberta experimental do grafeno em 2004. Dada uma grande biblioteca de cristais 2D, pode-se arranjá-los em empilhamentos - denominados heteroestruturas de van der Waals - de inúmeras formas. Isso permite uma infinidade de aplicações em dispositivos eletrônicos, optoeletrônicos e nanotecnologia em geral, tais como transistores de efeito túnel, eletrônica flexível, fotodetectores, células solares, LEDs (do inglês, Light Emitting Diode). Esta gama de possibilidades se deve as suas características físicas e funcionalidades únicas. Estudos teóricos destas configurações, porém, exigem um alto custo computacional ou são pouco realísticas. No trabalho de iniciação científica de Koda, orientada pela Profa. Lara, uma metodologia para otimização dessas geometrias com bom compromisso. A partir de um banco de cristais 2D, o método foi validado, com previsões de mais de 700 casos de heteroestruturas disponíveis para simulações eficientes. Finalmente, estudos de propriedades estruturais e eletrônicas de três heterobicamadas foram exemplificados, demostrando novos efeitos físicos na formação destas interfaces. Este trabalho foi publicado no Journal of Physical Chemistry C (120 (20), pp 10895–10908, 2016, DOI: 10.1021/acs.jpcc.6b01496), periódico internacional de alta relevância na área, e já foi apresentado em duas conferências internacionais, a 19th International Conference on Superlattices, Nanostrutures and Nanodevices (Hong Kong, 2016) e APS March Meeting (New Orleans, 2017), tendo sido agraciado com o prêmio de melhor pôster apresentado na primeira.

 

Grupo de Materiais Semicondutores e Nanotecnologia (GMSN – ITA): desenvolve pesquisas teóricas na área de Física da Matéria Condensada, realizando simulação de novos materiais. A pesquisa realizada no GMSN está voltada principalmente para a compreensão das propriedades estruturais e eletrônicas de sólidos e nanoestruturas. Entre nossos projetos atuais, gostaríamos de destacar: Estudo das propriedades de diferentes materiais bidimensionais 2D, estudo de ligas semicondutoras, isolantes topológicos e desenvolvimento de metodologia para o estudo de estados excitados.

Não é a primeira vez que o GMSN recebe esta premiação. Em 2015, Bruno Lucatto, também estudante do grupo, foi agraciado pelo prêmio de melhor iniciação científica do país por sua pesquisa da interface grafeno/grafano, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Marques. No GMSN do ITA, vários destes semicondutores são estudados sob o ponto de vista da física teórica. O grupo, liderado pela Profa. Lara, tem obtido resultados relevantes para a área, com crescente projeção nacional e internacional. 

 

Fonte:Divisão de Comunicação Social