Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA inaugura Laboratório de Bioengenharia

Buscando soluções inovadoras que resultem em qualidade de vida para pessoas em tratamento hospitalar, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou hoje (04), o Laboratório de Bioengenharia.

O espaço está localizado dentro da instituição e irá catalisar as pesquisas de alunos e professores do ITA, aproximando engenheiros e médicos com o objetivo de encontrar soluções úteis e de baixo custo ao utilizar os recursos de engenharia para a área médica.

O Major-Brigadeiro Médico José Elias Matieli é coordenador do laboratório e atua nas áreas de intersecção entre a engenharia e a medicina no âmbito do ITA. Ele afirma que, "a partir de agora, poderemos desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas, como eletrônica, computação, sensores, entre outras”.

A palestra de abertura foi realizada pelo ex-reitor do ITA e Diretor-Presidente do Conselho Técnico Administrativo  da Fapesp, Prof. Dr. Carlos Américo Pacheco, que apresentou as oportunidades que a Fundação oferece no incentivo à pesquisa e enfatizou a área de bioengenharia como uma tendência no âmbito das engenharias.

De acordo com o reitor do ITA, Prof. Dr.  Anderson Ribeiro Correia, “o Laboratório de Bioengenharia irá trazer produtos inovadores voltados à saúde humana. Além disso, pode oferecer soluções ao sistema de saúde da Aeronáutica”, completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ITA