Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA lança curso online na plataforma Coursera

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica lança seu primeiro à distância em fevereiro. A especialização será na área de Computação, estará disponível na plataforma online Coursera (coursera.org) e será composta por sete cursos. O interessado também poderá realizá-los isoladamente.

O primeiro curso de especialização será Programação Java e Desenvolvimento Ágil e tem previsão de lançamento para o próximo dia 23. A temática acerca da modelagem ágil é uma tendência consolidada no setor, "já que permite desenvolver programas mais flexíveis e com maior qualidade. Além disso, esta metodologia se reflete num software com menos erros, feitos no prazo e a um custo dentro do previsto", afirma o professor doutor Clovis Fernandes, responsável pelo curso.

 Segundo o Coursera, o Brasil é seu quarto maior mercado e conta com mais de 700.000 alunos. Neste sentido, "a disponibilidade de conteúdos livres em uma plataforma global permite ao ITA oferecer uma nova forma de retorno à sociedade brasileira, além de cumprir sua missão de ensino e promoção do conhecimento na indústria aeroespacial e outras áreas de engenharia estratégicas para o nosso país." afirma o professor Anderson Ribeiro Correia, pró-reitor de Extensão e Cooperação, designado como futuro Reitor do ITA.  

Este primeiro curso aborda Programação Orientada a Objetos com Java e tem duração de 6 semanas, os outros 6 cursos terão 4 semanas cada. Para quem desejar obter o certificado da especialização, ainda será necessário elaborar o Trabalho Final de Conclusão, com duração de 8 semanas. O curso é de nível intermediário, ou seja, o interessado deve ter conhecimento prévio em linguagem de programação, preferencialmente Java, bem como algum conhecimento de programação Web e de Banco de Dados.

           

 

O Coursera é uma plataforma internacional de educação aberta. Oferece cursos online gratuitos, combinando os princípios da aprendizagem tradicional, vídeo aulas e conteúdo interativo. Foi criada em 2012 por professores  da universidade de Stanford (EUA). A plataforma atualmente é parceira de mais de 100 instituições de ensino superior no Brasil e no mundo.

 

Fonte: Ten. Raquel Caratti Piani