Jean Paul Jacob


Jean Paul Jacob é Gerente de Pesquisas do Centro IBM de Pesquisas de Almaden, Califórnia, USA. É brasileiro, formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA. Em 1962 entrou para o Laboratório Nórdico de Estocolmo, já com experiência em outros laboratórios de pesquisa na França e na Holanda. Em 1963 foi designado para o Laboratório de Pesquisas da IBM de San José, Califórnia, nos EUA.
Completou sua pós-graduação, obtendo um Master e um duplo Ph.D. em Matemática e Engenharia, na Universidade de Califórnia, Berkeley. Em 1966 voltou ao Centro de Pesquisas da IBM, onde trabalha até hoje. É professor adjunto na Universidade de Califórnia, Gerente de Pesquisas na IBM, cientista e professor nos EUA e no Brasil.
Desenvolveu inúmeros projetos na América Latina e organizou seis workshops internacionais em Ciências da Computação; conferencista nacional e internacional. Publicou dezenas de arquivos técnicos e foi co-autor de um livro técnico publicado pela MITI do Japão. Voltou ao Brasil para criar e gerenciar o primeiro Centro Cientifico da IBM na América do Sul, bem como o Instituto de Engenharia de Software, em 1980. Durante vinte anos participou com conferencista e Diretor de Relações Internacionais em vários eventos da SUCESU.