ValeParaibano                                                    

Vale do Paraíba, Domingo, 12 de Junho de 2005

 

Física

Olimpíada tem inscrição aberta

Evento inscreve para a primeira fase, disputa atraiu 16 mil no ano passado

Alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e particulares podem se inscrever, a partir de amanhã, para participar da Olimpíada Paulista de Física 2005. Em 2004, 16 mil estudantes participaram da disputa.

Há vários prêmios em disputa. Alunos de escolas públicas podem ganhar bolsas em colégios particulares. Os dois melhores alunos do primeiro ano do ensino médio mais um professor ganharão bolsas para a Universidade de Waterloo, no Canadá.

As provas são divididas em duas fases. A primeira é regional (em 3 de setembro) e é aplicada em 60 locais diferentes do Estado. A outra (em 30 de outubro) é estadual e será realizada no campus da USP de São Carlos e no ITA em São José dos Campos.

O estudante deve procurar o seu professor de Ciências ou de Física para solicitar sua inscrição, pois há um limite máximo de 20 estudantes no ensino fundamental e de 15 no ensino médio, por escola. Caso a escola não participe oficialmente, o estudante pode se inscrever independentemente, respeitando-se os limites citados. Nesse caso, as inscrições serão aceitas por ordem de chegada.

Inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site: "www.aprofi.org" de 13 a 30 deste mês.