AULA INAUGURAL – 26 de FEVEREIRO DE 2007

Discurso do Reitor, Dr. Reginaldo dos Santos

Senhoras e Senhores

O início das atividades escolares do ITA, todos os anos, é marcado por uma solenidade, a Aula Inaugural, ou Aula Magna, que tem por objetivo principal reunir alunos, principalmente os novatos, e professores, assim como empresários e autoridades civis e militares da região, a maioria com algum tipo de relacionamento com o meio aeronáutico ou espacial, para testemunharem a abertura do ano letivo e terem a certeza de que o ITA continua fiel ao seu modelo, atraindo os melhores alunos do País e mantendo sua vocação e tradição de formar cidadãos conscientes de suas obrigações com a sociedade brasileira e engenheiros competentes em áreas de interesse nacional e, em particular, do Comando da Aeronáutica.

Como parte da Cerimônia, o ITA costuma trazer conferencistas que possam transmitir aos corpos discentes e docente da Escola um pouco de suas experiências como profissionais em suas áreas de atuação ou os programas de suas instituições, como motivação de carreira para os alunos ou ajuste curricular.

Este ano, para abrilhantar esta solenidade, convidamos um ilustre Iteano, o Engenheiro Frederico Fleury Curado, futuro diretor presidente da Embraer, empresa orgulho de todos nós brasileiros e fruto do esforço e perseverança de iteanos que algum dia estiveram aqui sentados participando de cerimônia como esta.

Caros alunos da turma ITA 2011, nossos cumprimentos pelo sucesso no Concurso de Admissão. Obrigado por ter escolhido esta Escola. A jornada será longa e difícil, mas os senhores e senhoritas não se arrependerão. Nós do corpo docente, a partir de agora, iremos fazer parte de suas vidas. Bem-vindos ao ITA.

Aos alunos veteranos que retornam à Escola remoçados após um período de merecido descanso, bem-vindos e sucesso no ano que se inicia.

Reginaldo dos Santos

Reitor do ITA