Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Processo Seletivo para Mestrado, Doutorado, Aluno Especial e PMG no ITA.

De 03 de setembro a 15 de outubro de 2018 estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para os cursos de Mestrado, Doutorado, Aluno Especial e PMG do ITA, com ingresso no primeiro semestre de 2019 nos seguintes Programas de Pós-Graduação:

  • Engenharia Mecânica e Aeronáutica (PG/EAM)
  • Engenharia Eletrônica e Computação (PG/EEC)
  • Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA)
  • Física (PG/FIS)
  • Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE)
  • Pesquisa Operacional (PG/PO) em Associação com a UNIFESP.

Processo seletivo

Além da análise de currículo do candidato, cada Programa de Pós-Graduação pode ter requisitos adicionais no Processo Seletivo, como uma prova ou entrevista com os candidatos. O PG/EAM e o PG/EIA adotam, além da análise de currículo, uma prova de lógica e matemática básica que será realizada no dia 5 de novembro, nas dependências do ITA. A mesma prova é aplicada ao PG/EAM e ao PG/EIA. As provas anteriores estão disponiveis em "Memória do Processo Seletivo" no link <http://www.civil.ita.br/posgrad/>.

Alunos com dedicação exclusiva podem se candidatar ao curso e concorrer a bolsas de estudo, na condição de “aluno regular”. Alunos com dedicação parcial, devido a vínculo empregatício, também podem se candidatar ao curso, na condição de “aluno especial” e alunos da graduação do ITA podem se candidator ao "programa mestrado-graduação" (Aluno PMG).

É obrigatório que os candidatos ao PG/FIS realizem o Exame Unificado de Pós-graduações em Física (EUF) para Programas de Pós-Graduação em Física, mestrado e doutorado. O resultado deste exame pode ser apresentado após o prazo das inscrições e no máximo uma semana após sua divulgação. O EUF é utilizado no processo seletivo e na atribuição de bolsas de estudos.

Aos candidatos interessados no Programa Pesquisa Operacional (PG/PO), programa em associação a UNIFESP, acessem Inscrições PG/PO.

Aos candidatos ao Doutorado, será também exigido até o dia da Matrícula um dos seguintes certificados de proficiência em inglês:

  • TOEIC (Test of English for International Communication), aprovação para 550 pontos ou mais;
  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language), aprovação para 460 pontos ou mais (PBT), 57 pontos ou mais (IBT);
  • IELTS (International English Language Testing System), aprovação para nota 3,5 ou superior; e
  • Exame da Universidade de Cambridge FCE (First Certificate in English), aprovação para nível C (45) ou superior.

Bolsas de Estudos

Os programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos pelo ITA são gratuitos. A aprovação da inscrição do candidato não implica necessariamente em concessão de bolsa de estudos. Alunos de Mestrado e Doutorado podem concorrer a bolsas de estudos institucionais postas à disposição do ITA pela CAPES e pelo CNPq, desde que estejam matriculados em tempo Integral e com dedicação exclusiva. As bolsas são concedidas mediante um processo de seleção em cada programa de pós-graduação, baseado em mérito acadêmico e no programa de estudos a ser desenvolvido no ITA. É possível, também, concorrer às bolsas oferecidas pela FAPESP, mediante projeto preparado com o professor Orientador. O PG/EAM fará uma prova de lógica e matemática básica que será eliminatória para a seleção dos candidatos que receberão bolsas de estudos institucionais da CAPES e CNPq.

Mais informações acesse <http://www.ita.br/posgrad/procseletivo>.