6. DIVISÃO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA-IEA

CURSO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA

LEGISLAÇÃO

Decreto no 27.695, de 16 de janeiro de 1950

Lei no 2.165, de 05 de janeiro de 1954

Parecer no 326/81 CFE (equivalência de curso)

CURRÍCULO APROVADO PARA 1999

1o Ano Profissional-1o Período-Classe 2001

AED-01 Dinâmica dos Fluidos 3-1-6

EST-02 Teoria de Estruturas 3-1-6

MEB-11 Termodinâmica Aplicada 3-1-6

MOQ-12 Probabilidade e Processos Estocásticos 3-0-5

MTM-12 Materiais e Processos 3-2-4

ELE-19 Eletrotécnica Aplicada 2-1-3

17 + 06 = 23

1o Ano Profissional - 2o Período-Classe 2001

AED-03 Dinâmica dos Gases 3-1-6

EST-07 Teoria de Estruturas Aeronáuticas 3-1-6

MVO-01 Fundamentos da Teoria de Controle 3-1-6

PRP-16 Motores a Pistão 3-1-4

MEB-26 Transferência de Calor 3-0-6

MTM-24 Novos Materiais de Aplicação Aeroespacial 3-2-4

18 + 06 = 24

2o Ano Profissional-1o Período-Classe 2000

AED-09 Aerodinâmica da Asa e Fuselagem 3-1-6

PRJ-16 Fadiga em Estruturas Aeronáuticas 3-0-6

EST-13 Estabilidade de Estruturas Aeronáuticas 3-1-6

MVO-02 Desempenho de Aeronaves 3-0-6

PRP-11 Motor Foguete 3-1-6

MPP-22 Projeto de Elementos de Máquinas 2-4-3

17 + 07 = 24

2o Ano Profissional-2o Período-Classe 2000

AED-11 Métodos Numéricos em Projeto Aerodinâmico 3-0-6

EST-19 Cargas em aviões 1-0-2

EST-28 Dinâmica de Estruturas 2-1-6

MVO-03 Estabilidade e Controle de Aeronaves 3-0-6

PRJ-31 Projetos de Sistemas Aeronáuticos 3-1-4

PRP-02 Motores a Jato 3-1-6

ELE-16 Eletrônica Aplicada 2-1-3

17 + 04 = 21

3o Ano Profissional-1o Período-Classe 1999

TG Trabalho de Graduação (Nota 6) 0-8-4

EST-45 Aeroelasticidade 3-0-6

EET-84 Aviônica 3-1-6

MOE-31 Princípios de Economia 4-0-4

MVO-30 Análise Operacional de Aeronaves 3-1-5

13 + 10 = 23

Adicionalmente, cursar matéria(s) de pós-graduação do Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica que totalize(m) no mínimo 3 créditos ou duas matérias de graduação de qualquer Divisão de Ensino ou de outros Programas do Curso de Pós-Graduação, dependendo de aprovação da Divisão de Engenharia Aeronáutica. A IEA oferece as seguintes matérias como optativas de graduação:

MVO-04 Otimização de Trajetórias 3-0-4

PRP-07 Motores Turbofan 3-0-4

mínimo = 26

máximo = 29

3o Ano Profissional-2o Período-Classe 1999

TG Trabalho de Graduação (Nota 6) 0-8-4

PRJ-10 Projeto de Aviões 2-3-2

HUM-20 Noções Gerais de Direito 3-0-3

MOG-43 Administração em Engenharia 4-0-4

HID-52 Engenharia Ambiental 2-1-3

11 + 12 = 23

Adicionalmente, cursar matéria(s) de pós-graduação do Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica que totalize(m) no mínimo 3 créditos ou duas matérias de graduação de qualquer Divisão de Ensino ou de outros Programas do Curso de Pós-Graduação, dependendo de aprovação da Divisão de Engenharia Aeronáutica. A IEA oferece as seguintes matérias como optativas de graduação:

AED-15 Aerodinâmica de Alta Velocidade 3-0-6

MVO-05 Técnicas de Ensaio em Vôo 3-1-2

PRJ-35 Planejamento de Manutenção 3-0-3

PRP-08 Motores Turbo-hélice 3-0-4

MVO-30 Análise Operacional de Aeronaves 3-1-5

mínimo = 26

máximo = 29

NOTA

Nota 6 - O TG-Trabalho de Graduação-é regulado por normas próprias e deverá ser um projeto coerente com a sua habilitação, sendo considerado matéria curricular obrigatória.

MATÉRIA FACULTATIVA

Oferecida para alunos regularmente matriculados no Curso de Engenharia Aeronáutica, em qualquer período:

MVO-20 Vôo a Vela 6 horas de vôo

CORPO DOCENTE

DIVISÃO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA-IEA

Chefe: Prof. Dr. Maher Nasr Bismarck-Nasr bismarck@aer.ita.cta.br

Subchefe: Prof. Dr. Roberto da Mota Girardi girardi@aer.ita.cta.br

DEPARTAMENTO DE AERODINÂMICA-IEAA

Chefe: Prof. Dr. Roberto da Mota Girardi girardi@aer.ita.cta.br

Professor Titular:

Paulo Afonso de Oliveira Soviero, Dr. d’Etat. soviero@aer.ita.cta.br

Professores Adjuntos:

Roberto da Mota Girardi, D.C. girardi@aer.ita.cta.br

Geraldo do Couto Ramos Fico Júnior, D.C. nide@aer.ita.cta.br

Professor Elegido:

João Luiz Filgueiras de Azevedo, Ph.D. ana@aer.ita.cta.br

DEPARTAMENTO DE MECÂNICA DO VÔO-IEAB

Chefe: Prof. Dr. Pedro Paglioni paglioni@aer.ita.cta.br

Professores Adjuntos:

Pedro Paglioni, D.Ing. paglioni@aer.ita.cta.br

DEPARTAMENTO DE PROPULSÃO-IEAC

Chefe: Prof. Dr. Amilcar Porto Pimenta amilcar@aer.ita.cta.br

Professor Adjunto:

Amilcar Porto Pimenta, Dr. amilcar@aer.ita.cta.br

Professor Assistente:

Aguinaldo Prandini Ricieri, M.E.A. ana@aer.ita.cta.br

Professor Elegido:

Márcio José do Prado Schmidt, Ph.D. schmidt@aer.ita.cta.br

Pesquisador Assistente:

Carlos Guedes Neto, Eng. ana@aer.ita.cta.br

DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS-IEAE

Chefe: Prof. Carlos Miguel Montestruque Vilchez cmontes@aer.ita.cta.br

Professores Titulares:

Maher Nasr Bismarck-Nasr, Dr. ès Sc. bismarck@aer.ita.cta.br

Paulo Rizzi, Ph.D. rizzi@aer.ita.cta.br

Professor Assistente:

Carlos Miguel Montestruque Vilchez, M.C. cmontes@aer.ita.cta.br

Pesquisador Assistente:

Júlio César dos Santos, Eng. ana@aer.ita.cta.br

DEPARTAMENTO DE PROJETOS-IEAP

Chefe: Prof. Olegário Perez ana@aer.ita.cta.br

Professor Titular:

Olegário Perez , M. Sc. ana@aer.ita.cta.br

Professor Adjunto:

Donizeti de Andrade, Ph.D. donizete@aer.ita.cta.br

Professor Assistente:

Farhad Firoozmand, M.Sc. farhad@aer.ita.cta.br

EMENTAS DE MATÉRIAS

DEPARTAMENTO DE AERODINÂMICA-IEAA

AED-01-DINÂMICA DOS FLUIDOS. Requisito: não há. Horas semanais: 3-1-6. Introdução: conceito de fluido, noção de contínuo, propriedades, regiões potencial e viscosa no escoamento para altos números de Reynolds. Cinemática do escoamento. Equações fundamentais da mecânica dos fluidos nas formas integral e diferencial. Escoamento irrotacional: teoremas de Helmholtz e Kelvin. Escoamento potencial incompressível. Principais singularidades. Soluções para o cilindro sem e com circulação. Potencial complexo. Soluções simples no plano complexo. Teoremas de Blasius e Kutta-Joukowsky. Bibliografia: White, F.M., Fluid mechanics, 2nd. ed., McGraw-Hill, New York, 1986; Ryhming, I.L., Dynamique des fluides, Presses Polytechniques Romandes, Lausanne, 1985; Karamcheti, K., Principles of ideal-fluid aerodynamics, Robert Krieger Publ. Co., Malabar, Fla., 1980.

AED-03-DINÂMICA DOS GASES. Requisito: AED-01. Horas semanais: 3-1-6. Introdução: ondas de som, número de Mach, classificação: escoamentos subsônico, transônico, supersônico e hipersônico, estado de estagnação local. Ondas de choque e expansão de Prandtl-Meyer. Escoamento unidimensional isentrópico. Túneis de vento e de tubo de choque. Equação potencial compressível. Pequenas perturbações: obtenção das equações linearizadas. Camada limite incompressível laminar: equações de Prandtl, solução de Blasius, separação. Camada limite compressível laminar: efeitos do número de Prandtl, aquecimento aerodinâmico, transformação de von Mises, número de Nusset e analogia de Reynolds. Estabilidade do regime laminar. Camada limite compressível turbulenta; equações médias de Reynolds: modelagem dos termos de flutuação. Escoamento ao longo da placa plana: solução de van Driest. Escoamentos turbulentos com gradiente de pressão. Bibliografia: Liepmann, H.W. e Roshko, A., Elements of gas dynamics, John Wiley, New York, 1957; Shapiro, A.H., The dynamics and thermodynamics of compressible fluid flow, Vol. 1 e 2, The Ronald Press, New York, 1953; Schlichting, H., Boundary-layer-theory, McGraw-Hill, 7th .ed. , New York, 1975.

AED-09-AERODINÂMICA DA ASA E FUSELAGEM. Requisito: AED-01. Horas semanais: 3-1-6. Aerodinâmica aplicada ao projeto de aviões. Aerodinâmica do perfil em regime incompressível. Método das singularidades. Regras de semelhança. Asa finita em regime incompressível. Modelos de cálculo da sustentação e do arrasto induzido. Aerodinâmica da fuselagem. Interação asa-fuselagem. Regime compressível subsônico. Determinação da polar de arrasto. Bibliografia: Schlichting, H. e Truckenbrodt, E., Aerodynamics of the airplane, McGraw-Hill, New York, 1979; Krasnov, N.F., Aerodynamics, Vol. 1 e 2, Mir, Moscow, 1985; Anderson, J.D., Jr., Fundamentals of aerodynamics, McGraw-Hill, New York, 1985.

AED-11-MÉTODOS NUMÉRICOS EM PROJETO AERODINÂMICO. Requisito: AED-09. Horas semanais: 3-0-6. Revisão das equações gerais da mecânica dos fluidos. Discretização das equações: diferenças finitas, volumes finitos e elementos finitos. Estrutura de algoritimos, esquemas implícitos e explícitos. Critérios de convergência e estabilidade. Diferenças básicas entre esquemas numéricos para os modelos potencial, Euler e Navier-Stokes, condições de contorno. Influência da malha na solução numérica. Dificuldades no modelamento do ecoamento turbulento. Definição da forma em planta de uma asa. Projeto do perfil para condições de cruzeiro e pouso/decolagem; dispositivos de hipersustentação; estimativa de Clmax. Projeto da asa: estimativa da polar de arrasto; determinação do número de Mach de divergência; estimativa das características de estol da asa; definições das formas de flaps e ailerons. Conceitos sobre projeto de empenagens horizontal e vertical e de fugelagens. Bibliografia: Anderson, D.A.; Tannehill, J.C. & Pletcher, R.M. Computational fluid mechanics and heat transfer, McGraw-Hill, New York, 1984; Roskam, J., Airplane design, parts I-VIII, Roskam Aviation and Engineering Corporation, Ottowa, Kansas, 1985; Raymer, D.P., Aircraft design: a conceptual approach, AIAA educational series, Washington DC, 1989.

AED-15-AERODINÂMICA DE ALTA VELOCIDADE. Requisito: AED-09. Horas semanais: 3-0-6. Extensão da aerodinâmica aplicada aos regimes transônico e supersônico. Equações fundamentais do escoamento compressível não-viscoso. Equações de Prandtl-Glauert e Ackeret e regras de semelhança para os escoamentos subsônicos e supersônicos. Equações simplificadas e regras de semelhança para o escoamento transônico. Condições através de choques. Aproximações de Kármán-Tsien e de Busemann. Teoria do perfil em regime transônico: descrição física e princípio do cálculo. Teoria da asa finita no regime transônico; efeito da espessura. Asa finita em regime supersônico: escoamento cônico, método das singularidades. Corpos esbeltos. Interações asa-fuselagem. Arrasto transônico. Bibliografia: Schlichting, H. e Truckenbrodt, E., Aerodynamics of the airplane, McGraw-Hill, New York, 1979; Krasnov, N.F., Aerodynamics, Vol. 1 e 2, Mir, Moscow, 1985; Ashley, H. e Landahl, M., Aerodynamics of wings and bodies, Dover, New York, 1985.

DEPARTAMENTO DE MECÂNICA DO VÔO-IEAB

MVO-01-FUNDAMENTOS DA TEORIA DE CONTROLE. Requisito: não há. Horas semanais: 3-1-6. Descrição matemática de elementos de sistemas de controle. Comportamento de sistemas de controle linear. Estabilidade de sistemas de controle linear. Análise no domínio do tempo e da freqüência. Projeto de controladores. Desempenho a malha fechada. Bibliografia: Ogata, K., Engenharia de controle moderno, Prentice-Hall, São Paulo, 1983; D’Azzo, J.J. e Houpis, C.H., Linear control systems analysis and design, 2nd. ed., McGraw-Hill, Tokyo, 1981; Kuo, B.C., Sistemas de controle automático, Prentice-Hall, São Paulo, 1985.

MVO-02-DESEMPENHO DE AERONAVES. Requisito : AED-09. Horas semanais: 3-0-6. Desempenho puntual: planeio, vôo horizontal, subida, vôo retilíneo não-permanente, manobras de vôo, diagrama altitude-número de Mach. Desempenho integral: cruzeiro, vôo horizontal não-permanente, subida e vôos curvilíneos. Decolagem e aterrissagem. Bibliografia: Paglione, P., Desempenho de aeronaves: fundamentos, condições de vôo, segmentos da trajetória, ITA, São José dos Campos, 1985; Hale, F.J., Introduction to aircraft performance, selection, and design, John Wiley, New York, 1985.

MVO-03-ESTABILIDADE E CONTROLE DE AERONAVES. Requisito :MVO-01. Horas semanais: 3-0-6 Estudo do movimento longitudinal. Estabilidade estática. Estudo do movimento látero-direcional. Derivadas de estabilidade. Equações gerais do movimento de uma aeronave. Resposta da aeronave à atuação dos comandos. Estabilidade látero-direcional. Movimento pseudo-permanente. Bibliografia: Paglione, P. e Zanardi, M.C., Estabilidade e controle de aeronaves, ITA, São José dos Campos, 1990; Etkin, B., Dynamics of flight stability and control, 2nd. ed., John Wiley, New York, 1982; Wanner, J.C., Dynamique du vol et pilotage des avions, ONERA, Chatillon, 1983.

MVO-04-OTIMIZAÇÃO DE TRAJETÓRIAS. Requisito : não há. Horas semanais: 3-0-4. Noções de cálculo variacional. Introdução à teoria de controle ótimo: condições necessárias e suficientes para minimização de problemas com e sem restrições nas variáveis de estado e/ou de controle. Aplicações: problemas de desempenho ótimo de aeronaves, de transferências espaciais ótimas e de formas aerodinâmicas ótimas. Bibliografia: Elsgolts, L., Differential equations and the calculus of variations, Mir, Moscow, 1977; Citron, S.J., Elements of optimal control, Holt, Rinehart and Winston, New York, 1969; Bryson, A.E., Jr. e Ho, Y., Applied optimal control, Hemisphere, Washington, DC, 1975.

MVO-05 TÉCNICAS DE ENSAIOS EM VÔO. Requisito : MVO-03. Horas semanais: 3-1-2. Instrumentos para ensaios em vôo. Teoria da medição da velocidade do ar. Teoria da medição da altitude. Calibração do sistema anemométrico. Calibração de incidência. Desempenho em subida, cruzeiro e descida de aeronaves convencionais e a jato. Velocidade de estol. Limite e margem de manobra. Qualidade de vôo, compensação, estabilidade estática e dinâmica, controle. Introdução ao levantamento do desempenho em decolagem e pouso. Perdas de controle. Introdução aos requisitos de aeronavegabilidade brasileiro e estrangeiros. Processamento em tempo real e método moderno de aquisição e processamento de dados de ensaios em vôo. Avaliação de grupo moto-propulsor, sistemas elétricos e equipamentos de navegação, comunicação. Bibliografia: Cousson, F., Pratique des éssais em vol des avions, EPNER, Istres, 1973.

MVO-20-VÔO À VELA. Requisito: aprovação prévia em inspeção de saúde; aprovação nos exames teóricos do Departamento de Aviação Civil (DAC) nas disciplinas de Regulamentos, teoria do vôo, conhecimentos técnicos, meteorologia e navegação; e autorização paterna, em caso de menor de 21 anos. Horas semanais: não se aplica. Matéria facultativa oferecida aos alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica como estímulo à obtenção da Licença de Piloto de Planador, expedida pelo DAC. Treinamento prático de 6 horas de vôo realizado no Clube de Vôo à Vela do CTA(CVV-CTA). Bibliografia: não há.

MVO-30-ANÁLISE OPERACIONAL DE AERONAVES. Requisito : MVO-02. Horas semanais: 3-1-5. Técnicas e procedimentos de decolagem e aterragem. Análise operacional dos diversos regimes de vôo em subida, cruzeiro e descida para aviões comerciais a jato. Regulamentação e aeronavegabilidade. Técnicas de pilotagem e utilização dos instrumentos de vôo. Análise de rota aérea. Planejamento de vôo. Operação de custo mínimo. Controle e serviços de tráfego aéreo. Regras de vôo. Aeronavegação-práticas básicas e utilização de cartas de rádio navegação. Peso e balanceamento de aeronaves. Técnicas de investigação de acidentes aeronáuticos. Bibliografia: Williams, J.E.D., The operation of airlines, Hutchinson, London, 1967; Davies, D.P., Handling the big jets, ARB, London, 1971; Field, A., International air traffic control, Pergamon Press, New York, 1985.

DEPARTAMENTO DE PROPULSÃO-IEAC

PRP-02-MOTORES A JATO. Requisito : MEB-01 e AED-01. Horas semanais: 3-1-6. Conceitos fundamentais. Tipos de motores a jato. Parâmetros principais. Estudo dos componentes. Características operacionais. Análise de desempenho dos motores e de seus componentes. Bibliografia: Cohen, H., Rogers, G.F.C. e Saravanamuttoo, H.I.H., Gas turbine theory, 3rd ed., Longman Scientific & Technical, London, 1987; Kerrebrock, J.R., Aircraft engines and gas turbines, 2nd. ed., The Alpine Press, Cambridge, 1978.

PRP-04-MOTORES I. Requisito : MEB-12. Horas semanais: 3-2-6. Tipos de motores: alternativo e a reação. Cálculo dos ciclos. Combustão e combustíveis. Funcionamento do motor. Parâmetros influentes sobre a potoência. Limitações. Utilização e operação do motor regular. Hélice. Sistema de alimentação. Refrigeração. Lubrificação e ignição. Dinâmica dos motores. Bancos de ensaio. Bibliografia: Costa Filho, R., Máquinas de combustão interna, ITA, São José dos Campos, 1985; Obert, E.F., Motores de combustão interna, Globo, Porto Alegre, 1971; Kerreblock, J.R., Aircraft engines and gas turbines, 2nd. ed., The Alpine Press, Cambridge, 1978.

PRP-05-MOTORES II. Requisito : PRP-04. Horas semanais: 3-1-4. Anteprojeto de motores alternativos. Análise preliminar, análise de alimentação, balanceamento, materiais, válvulas, sistemas auxiliares e secção de potência. Anteprojeto de motores a reação. Compressor. Câmara de combustão. Turbina e caixa de acessórios. Bibliografia: Taylor, C.F., The internal combustion engine theory and practice, 2nd. ed, MIT Press, Boston, 1966; Kerreblock, J.R., Aircraft engines and gas turbines, 2nd. ed., The Alpine Press, Cambridge, 1978.

PRP-07-MOTORES TURBOFAN. Requisito : PRP-02. Horas semanais: 3-0-6. Seleção da configuração ótima do turbofan. Projeto do turbomotor, determinando as dimensões de cada um dos seus componentes, incluindo a análise de seus sistemas (combustível, lubrificação, elétrico, resfriamento e antigelo). Vibração de palhetas e rotores. Bibliografia: Mattingly, J.D., Hesler, W.H., Daley, D.H., Aircraft engine design, AIAA Inc., Washington, 1987; Kerrebrock, J.R., Aircraft engines and gas turbines, 2nd. ed., The Alpine Press, Cambridge, 1978; Lefebvre, A.H., Gas turbine combustion, McGraw-Hill, New York, 1983.

PRP-08-MOTORES TURBO-HÉLICE. Requisito : PRP-02. Horas semanais: 3-0-4. Seleção da configuração global ótima de turbohélice e turboeixo para serem propulsores de veículos aeronáuticos. Introdução ao projeto de cada um destes motores com ênfase especial em turbohélice. Considerações sobre sistemas destes motores (combustível, lubrificação, elétrico e antigelo). Sistemas propulsivos em desenvolvimento, como prop-fan. Bibliografia: a critério do professor.

PRP-11-MOTOR FOGUETE. Requisito : AED-01. Horas semanais: 3-1-6. Desempenho do veículo propulsado a motor-foguete. Balística interna dos foguetes químicos. Foguetes de múltiplos estágios. Transferência de calor em motor-foguete. Bibliografia: Sutton, G.P., Rocket propulsion elements, John Willey, New York, 1976; Kuo, K.K. e Summerfield, M., Fundamentals of solid-propelant combustion, AIAA Inc., New York, 1984; Cornelisse, J.W. et al., Rocket propulsion and spaceflight dynamics, Pitman, London, 1979.

PRP-16-MOTORES A PISTÃO . Requisito : MEB-01 e AED-01. Horas semanais: 3-1-4. Processos das máquinas de combustão interna. Motor a pistão: desempenho, combustão e combustíveis. Hélice e seu desempenho. Sistemas de motor a pistão (combustível, lubrificação, elétrico, resfriamento e injeção de água). Turbo-alimentador. Dinâmica dos motores a pistão. Bibliografia: Benson, R.S. e Whitehouse, N.D., Internal combustion engines, Vol. 1 e 2, Pergamon Press, London, 1979; Obert, E.F., Internal combustion engines, 3rd. ed., International Textbook, Scraton, 1968; Taylor, C.F., The internal combustion engine theory and practice, 2nd. ed, MIT Press, Boston, 1966.

DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS-IEAE

EST-01-TEORIA DE ESTRUTURAS I. Requisito : EST-10. Horas semanais: 3-1-5. Fundamentos da teoria de estruturas. Esforços solicitantes; diagramas. Linhas de influência. Treliças simples. Sistemas hiperestáticos. Métodos dos trabalhos virtuais. Métodos de energia. Equação dos três momentos. Método das deformações. Formulação matricial aplicada à análise estrutural. Elementos de análise experimental de tensões: extensômetro elétrico de resistência. Bibliografia: Dally, J.W. e Riley, W.F., Experimental stress analysis, McGraw-Hill, New York, 1978; Martin, H.C., Introduction to matrix methods of structural analysis, McGraw-Hill, New York, 1966; Norris, C.H. et al., Elementary structural analysis, 3rd. ed., McGraw-Hill Kogakusha, Tokyo, 1976.

EST-02-TEORIA DE ESTRUTURAS. Requisito : EST-01. Horas semanais: 3-1-6. Fundamentos da teoria de estruturas.Sistemas isostáticos: esforços solicitantes e diagramas. Sistemas hiperstáticos. Princípio dos trabalhos virtuais. Princípio da energia potencial total mínima. Métodos aproximados. Métodos das deformações. Flexão de vigas curvas. Análise matricial de estruturas reticulares. Elementos de análise experimental de tensões: extensômetro elétrico de resistência. Bibliografia: Allen, D.H. e Haisler, W.E., Introduction to aerospace structural analysis, John Wiley, New York, 1985; Dally, J.W. e Riley, W.F., Experimental stress analysis, McGraw-Hill, New York, 1978; Martin, H.C., Introduction to matrix methods of structural analysis, McGraw-Hill, New York, 1966.

EST-03-ANÁLISE ESTRUTURAL I. Requisito: EST-10. Horas semanais: 3-1-6. Conceitos fundamentais. Estruturas isostáticas: vigas, pórticos, grelhas e treliças. Estruturas hiperestáticas. Princípio dos trabalhos virtuais (deslocamentos e forças virtuais) e teoremas correlatos. Método das forças. Bibliografia: Oden, J. T., Mechanics of elastic structures, McGraw-Hill, New York, 1967; El Naschie, M. S., Stress, stability and chaos in structural engineering: an energy approach, McGraw-Hill, London, 1990; Süssekind, J. C., Curso de análise estrutural, Vol. 1,2,3, Globo, Porto Alegre, 1984.

EST-05-TEORIA DE ESTRUTURAS II. Requisito: EST-10. Horas semanais: 3-1-5. Vigas com cargas axiais e transversais; estabilidade de colunas. Teoria elementar de flexão e torção de vigas de paredes finas. Introdução à teoria de placas e cascas. Elementos de análise experimental de tensões: princípios de fotoelasticidade. Bibliografia: Dally, J.W. e Riley, W.F., Experimental stress analysis, McGraw-Hill, New York, 1978; Megson, T.H.G., Aircraft structures for engineering students, E. Arnold, London, 1972; Ugural, A.C., Stresses in plates and shells, McGraw-Hill, New York, 1981.

EST-06-ANÁLISE ESTRUTURAL II. Requisito: EST-03. Horas semanais: 3-1-6. Estabilidade do equilíbrio das estruturas: cargas críticas-ponto de bifurcação e ponto limite; estruturas sensíveis à imperfeição; vigas sujeitas à flambagem lateral com torção; flambagem inelástica. Noções de cálculo variacional. Soluções aproximadas. Introdução ao método dos elementos finitos. Teoria de placas: equações básicas e métodos de solução. Flambagem de placas. Bibliografia: Chajes, A., Principles of structural stability theory, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, 1974; Reddy, J. N., An introduction to the finite element method, McGraw-Hill, New York, 1993; Timoshenko, S. P., and Woinowsky-Krieger, S., Theory of plates and shells, McGraw-Hill, New York, 1959.

EST-07-TEORIA DE ESTRUTURAS AERONÁUTICAS. Requisito : EST-02. Horas semanais: 3-1-6. Teoria de Saint-Venant de torção de barras de seção sólida. Flexão, cisalhamento e torção de vigas de paredes finas de secção aberta e fechada. Vigas multicelulares. Flexo-torção de vigas de paredes finas considerando a restrição axial. Tensões de restrição axial em caixas. Difusão em painéis. Elementos de análise experimental de tensões: princípios de fotoelasticidade. Bibliografia: Dally, J.W. e Riley, W.F., Experimental stress analysis, McGraw-Hill, New York, 1978; Megson, T.H.G., Aircraft structures for engineering students, E. Arnold, London, 1972; Oden, J.T., Mechanics of elastic structures, McGraw-Hill, New York, 1967.

EST-10-RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS. Requisito : MPM-01. Horas semanais: 4-0-5. Introdução: objetivos e métodos da resistência dos materiais. Força axial, cortante e momento fletor. Tração, compressão e noções de elasticidade. Análise de tensões. Análise de deformações. Relações entre tensões e deformações. Teoria da torção. Teoria da flexão. Introdução aos métodos de energia. Introdução à teoria da estabilidade. Critérios de resistência. Introdução à teoria da estabilidade. Bibliografia: Torre Flores, P., Resistência dos materiais, ITA, São José dos Campos, 1980; Popov, E.P., Introdução à mecânica dos sólidos, Edgard Blücher, São Paulo, 1978; Shames, I.H., Introdução à mecânica dos sólidos, Prentice-Hall, Rio de Janeiro, 1983.

EST-13-ESTABILIDADE DE ESTRUTURAS AERONÁUTICAS. Requisito : EST-02. Horas semanais: 3-1-6. Caracterização de materiais. Modelos. Estabilidade de colunas. Métodos de energia. Viga-coluna. Flambagem torsional de colunas de paredes finas. Estabilidade de placas. Comportamento de placas após a flambagem. Estabilidade e falha de colunas de paredes finas. Painéis em compressão. Vigas em campo de tração diagonal. Introdução à flambagem de cascas cilíndricas. Bibliografia: Bruhn, E.F., Analysis and design of flight vehicle structures, Tri-Offset, Cincinnati, 1973; Chajes, A., Principles of structural stability theory, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, 1974; Rivello, R.M., Theory and analysis of flight structures, McGraw-Hill, New York, 1969.

EST-19-CARGAS EM AVIÕES. Requisito : não há. Horas semanais: 1-0-2. Requisitos de projeto estrutural de aviões. Uso de manuais oficias. Cargas em solo. Cargas em vôo. Bibliografia: Code of Federal Regulations, FAR, Title 14, Aeronautics and Space, Part 23 e Part 25, U.S. Goverment Printing Office, D.C., 1996; Perry, D., e Azar, J.J., Aircraft structures, McGraw-Hill, New York, 1982; Raymer, D.P., Aircraft design: A conceptual approach, AIAA educational series, Washington DC, 1989.

EST-28-DINÂMICA DE ESTRUTURAS. Requisito : MPM-01. Horas semanais: 2-1-6. Princípios de dinâmica. Vibrações livres e respostas dinâmicas de sistemas de único grau de liberdade. Vibrações livres e respostas dinâmicas de sistemas de vários graus de liberdade. Superposição modal. Integração direta das equações de movimento. Vibrações livres e respostas dinâmicas de sistemas elásticos contínuos. Noções de vibrações aleatórias. Noções de vibrações livres e respostas dinâmicas de sistemas não-lineares. Bibliografia: Clough, R. e Penzien, J., Dynamics of structures, McGraw-Hill, New York, 1975; Meirovitch, L., Elements of vibration analysis, McGraw-Hill, New York, 1975. Bismarck-Nasr, M.N., Finite elements in applied mechanics, São Paulo, Abaeté, 1993.

EST-45-AEROELASTICIDADE. Requisito : EST-28. Horas semanais: 3-0-6. Introdução à aeroelasticidade. Formulação do problema aeroelástico em duas e em três dimensões usando o método das faixas. Introdução à aerodinâmica não-estacionária. Formulação do problema aeroelástico na base modal. Introdução ao problema de respostas aeroelásticas. Bibliografia: Bisplinghoff, R.L. et al., Aeroelasticity, Addison-Wesley, Reading, 1955; Dowell, E.H. et al., A modern course in aeroelasticity, Sijthoff & Noordhoff, Rockville, 1980; Bismarck-Nasr, M.N., Finite elements in applied mechanics, São Paulo, Abaeté, 1993.

DEPARTAMENTO DE PROJETOS-IEAP

PRJ-10-PROJETO DE AVIÕES. Requisito : AED-09 e EST-07. Horas semanais: 2-3-2. Aspectos gerais do desenvolvimento do projeto de aviões. Dimensões preliminares do projeto: estimativas dos pesos dos vários componentes e suas dimensões principais. Projeto das configurações internas e externas da fuselagem, asas e naceles-definição das linhas de lofting com auxílio do computador. Projeto estrutural da fuselagem. Projeto aerodinâmico da asa. Análise do comportamento dinâmico do trem de pouso. Diagrama de balanceamento e características de inércia dos aviões. Critérios de estabilidade e determinação das superfícies aerodinâmicas de controle. Projeto estrutural "safe-life" e projeto "fail-safe". Bibliografia: Torenbeek, E., Synthesis of subsonic airplane design, Delft University Press, Delft, 1982; Roskam, J., Airplane design, parts I-VIII, Roskam Aviation and Engineering Corporation, Ottowa, Kansas, 1985.

PRJ-16-FADIGA EM ESTRUTURAS AERONÁUTICAS. Requisito : EST-07. Horas semanais: 3-0-6. Espectros de cargas: freqüência de ocorrências das cargas de rajadas, manobras, taxiamentos e pousos. Padronização dos espectros de cargas e discretização para os ensaios de fadiga. Tratamento estatístico dos resultados dos ensaios de fadiga. Estabelecimento da vida útil no projeto "safe-life". Fundamentos da Mecânica da Fratura Linear Elástica. Técnicas analíticas e experimentais na solução de problemas da Mecânica da Fratura. Razão de propagação de fissuras sob carregamentos irregulares. Estabelecimento de um programa de inspeção da estrutura. Escolha dos materiais para o projeto estrutural. Bibliografia: Engineering sciences, data unit-fatigue data sheets, 251/9 Regent Street, London W1R 7AD; Perez, O., Fundamentos da mecânica da fratura, Vol. 1 e 2, ITA, São José dos Campos, 1984.

PRJ-20-TEORIA DO HELICÓPTERO. Requisito : não há. Horas semanais: 3-0-6. Desenvolvimento histórico. Aerodinâmica do vôo axialmente simétrico. Teoria da quantidade de movimento no vôo pairado e vertical. Teoria do elemento de pá. Auto-rotação. Desempenho na descida vertical. Movimento elementar da pá do rotor: equações de batimento, arrasto e torção. Aerodinâmica do vôo assimétrico. Desempenho no vôo à frente do helicóptero. Teorias para análises de carregamento e aeroelasticidade de rotores em vôo pairado e à frente: o estado-da-arte. Bibliografia: de Andrade, D., Introdução à teoria do helicóptero, ITA, São José dos Campos, 1986; Johnson, W., Helicopter theory, Princeton University Press, Princeton, 1980; Bramwell, A.R.S., Helicopter dynamics, Edward Arnold, London, 1976.

PRJ-30-SISTEMAS DE AERONAVES. Requisito : não há. Horas semanais: 3-1-4. Estudo de princípios de operação, componentes típicos e requisitos de manutenção dos diversos sistemas usados em aeronaves, tais como: mecânicos, hidráulicos, elétricos, de instrumentos, de combustível, de óleo, de moto-propulsão, de estruturas, de pressurização e ar condicionado, de oxigênio. Bibliografia: Pallet, E.H.J., Aircraft electrical systems, Pitman, London, 1979; Boeing Aircraft Co., Boeing operating manual systems description, Seattle; Delp, F. et al., Aircraft maintenance and repair, McGraw-Hill, New York, 1987.

PRJ-31-PROJETO DE SISTEMAS AERONÁUTICOS. Requisito : não há. Horas semanais: 3-1-4. Histórico. Condicionantes do projeto: peso, custo, prazo e desempenho. Metodologias e ferramentas de projeto. Integração de sistemas. segurança e confiabilidade: requisitos de certificação, análise de falhas e análise zonal. Qualificação e homologação de equipamentos. Componentes, requisitos e arquiteturas usuais dos sistemas: hidráulico, de comandos de vôo, propulsivo, de combustível, de pressurização, de condicionamento do ar e controle ambiental, elétrico e aviônico. Projeto de sistemas. Bibliografia: Lloyd E. e Tye, W., Systematic Safety, C.A.A., London, 1982; Roskam Jan, Airplane design-part IV: design of landing gear and systems, University of Kansas Aerospace Engineering, 1989.

PRJ-35-PLANEJAMENTO DE MANUTENÇÃO. Requisito : PRJ-30. Horas semanais: 3-0-3. Conceitos de manutenção preventiva. As necessidades de manutenção dos aviões modernos e a programação de serviços associados. Características de falhas de componentes e manutenção não programada. Organização do órgão de manutenção de uma empresa aérea e suas diversas oficinas. Técnicas modernas de planejamento e controle de produção. Regulamentação. Relações técnicas fabricantes-operadores. Bibliografia: Morrow, L.C., Maintenance engineering handbook, 3rd. ed., McGraw-Hill, New York, 1977; IATA, Handbook of production planning and control, Montreal, 1974; ATA, Airline manufacturer maintenance program planning document, MSG-3, Washington, D.C., 1980.


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