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Relatório de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) do ITA - 1º Período de 2025

O objetivo da avaliação do desempenho docente (ADD) do ITA é o aprimoramento do corpo docente e a melhoria contínua na qualidade de formação do alunado.

A pesquisa foi realizada no período de 18/06 a 06/07/2025, através de questionários do pesquisas.ita.br.

Os respondentes foram alunos da graduação do Instituto no 1º período de 2025.

Foram avaliados os desempenhos dos docentes, durante o período (1º período de 2025), nas disciplinas obrigatórias (as disciplinas eletivas não entraram na avaliação).

Os questionários avaliaram, de forma independente, a atuação dos docentes em disciplinas teóricas e de laboratório, ou seja, no caso em que um docente tenha ministrado as partes teórica e de laboratório, duas avaliações foram aplicadas. 

Nem todas as atribuições (disciplinas docentes) foram avaliadas pelos alunos:

 

 

 

 

 

Os docentes que receberam apenas 1 ou 2 avaliações em alguma atribuição tiveram a nota descartada, com a finalidade de garantir o anonimato.

Número de docentes que atuaram em disciplinas obrigatórias (Teoria e/ou Laboratório) e enviamos a pesquisa: 155

Número de docentes avaliados em alguma atribuição: 89 (57,42%)

 

Questionário

O formulário para as avaliações consistiu de questões onde a escala utilizada para as respostas foram: 1-Deficiente; 2-Insuficiente; 3-Regular; 4-Bom; 5-Muito bom. Os itens de avaliação foram os seguintes:

P1. Planejamento - Linguagem e expressão - Didática: o(a) docente faz um bom planejamento das aulas demonstrando organização e coerência, fornecendo explicações claras e objetivas e utilizando adequadamente as metodologias e recursos de ensino?

P2. Domínio: o(a) docente demonstra conhecimento e segurança quanto à disciplina ministrada, bem como apresenta conteúdos teóricos e práticos coerentes com o currículo do Curso e relevantes para a formação discente?

P3. Material Didático: o(a) docente disponibiliza, no prazo, os recursos de aprendizagem (apostilas, slides, roteiros para prática de laboratório, listas de exercícios, bibliografias complementares, site etc.) com qualidade e coerência com a ementa e aulas ministradas?

P4. Relacionamento Interpessoal: o(a) docente mostrou-se disponível e interessado(a) em atender os alunos sempre que possível, tratando a todos com equidade, respeito, senso de justiça e cordialidade?

P5. Avaliação: o(a) docente propõe estratégias de avaliação relevantes para a formação do aluno, coerentes com os conteúdos abordados em sala de aula? Os critérios de correção parecem justos e bem definidos e o(a) docente oferece devolutivas dentro do prazo estipulado?

P6. Virtualização: Avalie o desempenho geral do(a) docente considerando a transição entre os períodos de aulas presenciais e virtuais, incluindo a interação com os alunos, suporte à aprendizagem, resolução de dúvidas e eventuais orientações. * Caso a disciplina tenha utilizado alguma atividade virtual.

P7. Autoavaliação do aluno: Qual o seu grau de comprometimento com a disciplina?

 

Observações importantes:

A Nota do Docente é média aritmética das respostas dadas aos itens P1 a P6 computada para cada avaliação.

Após a apuração, as médias das notas são enviadas aos docentes, coordenadores, chefes de Divisão e chefes de Departamento.

A média das notas atribuídas pelo discente na ADD será utilizada como pontuação na progressão funcional do docente.

O questionário também conta com espaço para comentários sobre a atuação do docente. Estes comentários são apreciados pela Divisão de Assuntos Estudantis, visando excluir eventuais pontuações ofensivas, e depois são encaminhados apenas ao docente.

 

Resultados

Foram obtidos os seguintes resultados de média, desvio padrão, mínimo e máximo das notas nas avaliações. Nesses grupos, foram apurados também o primeiro, segundo e terceiro quartil, ou seja, notas limite nas quais um quarto, dois quartos e três quartos dos docentes receberam notas inferiores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram observados os seguintes resultados de média, desvio padrão, mínimo e máximo do percentual de respondentes, ou seja, o número de alunos que responderam dividido pelo número de alunos que foram solicitados a responder nas avaliações de docentes na parte teórica e de laboratório.

 

 

 

 

 

 

Análise

A média geral de participação foi a maior desde o 1º semestre de 2022, que chegou ao percentual de 52,8%.  

49,5% dos alunos responderam ao menos uma avaliação (709 alunos com 351 participantes).

 

 

 

Vale a pena destacar que uma das turmas alcançou 90% de participação dos alunos na avaliação. Parabéns ao 2º ano profissional do Curso de Engenharia Aeroespacial.

Recomenda-se aos coordenadores de curso e docentes que continuem a enfatizar a importância de se responder aos questionários da ADD para garantirmos uma análise mais confiável.

No geral, os docentes do ITA obtiveram uma média acima de Bom tanto na parte teórica 4,29 quanto na parte de laboratório 4,37.

Cabe ressaltar que:

metade dos docentes obtiveram notas superiores a 4,41 na parte teórica e 4,50 na parte de laboratório; e
um quarto dos docentes obtiveram notas superiores a 4,78 na parte teórica e 4,78 na parte de laboratório.