Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado

Você está aqui

IMPORTANTE

CANDIDATOS aos cursos de Pós-graduação do ITA, como aluno Regular ou Especial, deverão observar:

1. Militares e Servidores Civis do Comando da Aeronáutica para se inscreverem no processo seletivo para Mestrado e Doutorado, deverão encaminhar seu pedido por meio de Requerimento do Interessado ao Diretor-Geral do DCTA, tanto para modalidade regular, quando especial.

Obs 1: Os militares deverão ser do posto igual ou superior a Primeiro Tenente e ter concluído sua formação militar (CIAAR/ITA) há, pelo menos, dois anos;

Obs 2: Alunos Aspirantes do ITA poderão inscrever-se no Programa Mestrado na Graduação (PMG), devendo ter ciência de que, após concluída sua graduação, correm o risco de sofrer solução de continuidade em sua pós-graduação; e

Obs 3: Os militares e Servidores Civis das OM Subordinadas ao DCTA (inclusive os Alunos Aspirantes do ITA) deverão, além de obter o parecer favorável do dirigente máximo da sua OM, ter esse parecer ratificado pelo Diretor-Geral do DCTA.

2. O ITA aceita inscrições para o Processo Seletivo em dois períodos:

  • Processo 1: para início do curso no 1º período do ano seguinte;
  • Processo 2: para início do curso no 2º período do ano seguinte.

3. As listas dos candidatos inscritos e aprovados são divulgadas no site da Pós-graduação e as datas da matrícula e do processo seletivo são definidas no Calendário da Pós-graduação.

4. Para maiores informações, consultar:

  • ICA 37-356 Normas Reguladoras para os Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de 2021.

 

Programas e Áreas

O ITA oferece Mestrado e Doutorado em 6 Programas de Pós-Graduação, divididos em 20 áreas de concentração:

Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG/EAM): EAM-1 - Projeto aeronáutico, estruturas e sistemas aeroespaciais; EAM-2 - Propulsão aeroespacial e energia e EAM-3 - Materiais, manufatura e automação.

Engenharia Eletrônica e de Computação (PG/EEC): EEC-D - Dispositivos e Sistemas Eletrônicos; EEC-I - Informática; EEC-M - Microondas e Optoeletrônica; EEC-S - Sistemas e Controle e EEC-T - Telecomunicações.

Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA): EIA-I - Infraestrutura Aeroportuária; EIA-T- Transporte Aéreo e Aeroportos.

Física (PG/FIS): FIS-A - Física Atômica e Molecular; FIS-C - Dinâmica Não-Linear e Sistemas Complexos; FIS-N - Física Nuclear e FIS-P - Física de Plasmas.

Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE): CTE-E - Sistemas Espaciais, Ensaios e Lançamentos; CTE-F - Física e Matemática Aplicadas; CTE-G - Gestão Tecnológica; CTE-P - Propulsão Espacial e Hipersônica; CTE-Q - Química dos materiais e CTE-S - Sensores e Atuadores Espaciais.

Pesquisa Operacional (PG/PO), em associação com a UNIFESP: Métodos de Otimização; Gestão e Apoio à Decisão; e Ciência de Dados.

 

Admissão de Alunos Regulares

Podem se inscrever no Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado candidatos com ensino superior completo, de ambos os sexos, civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros. Além da análise de currículo do candidato, cada Programa de Pós-Graduação pode apresentar etapas posteriores no Processo Seletivo, como uma prova ou entrevista com os candidatos.

  • O PG/EIA, PG/EAM e PG/PO adotam uma prova de seleção eliminatória GMAT, abaixo link para maiores informações:

  • É obrigatório que os candidatos ao PG/FIS realizem o Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF), mestrado e doutorado. O resultado deste exame pode ser apresentado após o prazo das inscrições e no máximo uma semana após sua divulgação. (mais informações aqui)
  • Aos candidatos a Doutorado, será exigido no ato de inscrição um certificado de proficiência em inglês (TOEIC, TOEFL, IELTS ou FCE, conforme as instruções de inscrição).

Para se inscrever acesse: FORMULÁRIO ONLINE DE INSCRIÇÃO

 

Procedimento para Aluno Especial ser tranferido para Aluno Regular

PERÍODO: Aluno pode solicitar a trasferência a qualquer momento.

- O supervisor do aluno especial recomenda ao Representante de Área a transferência ou não do aluno como regular, através de email, que deverá ser encaminhado para a secretaria (lucianalgs@ita.br e sheila@ita.br).

- A primeira matrícula é presencial (em papel) e deve ser efetivada pelo aluno, no período seguinte ao pedido de migração, conforme data de matrícula definida no calendário escolar, ou à critério do CPG.

IMPORTANTE: Aluno deve verificar com seu orientador e com o representante de área, quais as exigências do programa para que tenha êxito no seu pedido de migração.

 

Documentos Solicitados para a Inscrição de Candidatos Brasileiros
Requested Documents for Foreign Applicants / Inscrição de Candidatos Estrangeiros
Perguntas Frequentes