Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado

Você está aqui

IMPORTANTE

CANDIDATOS aos cursos de Pós-graduação do ITA, como aluno Regular ou Especial, deverão observar:

1. Militares e Servidores Civis do Comando da Aeronáutica só poderão inscrever-se após obter, por escrito, o parecer favorável do Comandante/Chefe/Diretor da Organização Militar (OM) a que pertencem, devendo a solicitação ser remetida, via cadeia de comando, ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Obs 1: Os militares deverão ser do posto igual ou superior a Primeiro Tenente e ter concluído sua formação militar (CIAAR/ITA) há, pelo menos, dois anos;

Obs 2: Alunos Aspirantes do ITA poderão inscrever-se no Programa Mestrado na Graduação (PMG), devendo ter ciência de que, após concluída sua graduação, correm o risco de sofrer solução de continuidade em sua pós-graduação; e

Obs 3: Os militares e Servidores Civis das OM Subordinadas ao DCTA (inclusive os Alunos Aspirantes do ITA) deverão, além de obter o parecer favorável do dirigente máximo da sua OM, ter esse parecer ratificado pelo Diretor-Geral do DCTA.

2. O ITA aceita inscrições para o Processo Seletivo em dois períodos:

  • Processo 1: para início do curso no 1º período do ano seguinte;
  • Processo 2: para início do curso no 2º período do ano seguinte.

3. As listas dos candidatos inscritos e aprovados são divulgadas no site da Pós-graduação e as datas da matrícula e do processo seletivo são definidas no Calendário da Pós-graduação.

4. Para maiores informações, consultar:

  • ICA 37-356 Normas Reguladoras para os Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de 2013.

 

Programas e Áreas

O ITA oferece Mestrado e Doutorado em 6 Programas de Pós-Graduação, divididos em 20 áreas de concentração:

Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG/EAM): EAM-1 - Projeto aeronáutico, estruturas e sistemas aeroespaciais; EAM-2 - Propulsão aeroespacial e energia e EAM-3 - Materiais, manufatura e automação.

Engenharia Eletrônica e de Computação (PG/EEC): EEC-D - Dispositivos e Sistemas Eletrônicos; EEC-I - Informática; EEC-M - Microondas e Optoeletrônica; EEC-S - Sistemas e Controle e EEC-T - Telecomunicações.

Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA): EIA-I - Infraestrutura Aeroportuária; EIA-T- Transporte Aéreo e Aeroportos.

Física (PG/FIS): FIS-A - Física Atômica e Molecular; FIS-C - Dinâmica Não-Linear e Sistemas Complexos; FIS-N - Física Nuclear e FIS-P - Física de Plasmas.

Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE): CTE-E - Sistemas Espaciais, Ensaios e Lançamentos; CTE-F - Física e Matemática Aplicadas; CTE-G - Gestão Tecnológica; CTE-P - Propulsão Espacial e Hipersônica; CTE-Q - Química dos materiais e CTE-S - Sensores e Atuadores Espaciais.

Pesquisa Operacional (PG/PO), em associação com a UNIFESP: Métodos de Otimização; Gestão e Apoio à Decisão; e Ciência de Dados.

 

Admissão de Alunos Regulares

Podem se inscrever no Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado candidatos com ensino superior completo, de ambos os sexos, civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros. Além da análise de currículo do candidato, cada Programa de Pós-Graduação pode apresentar etapas posteriores no Processo Seletivo, como uma prova ou entrevista com os candidatos.

  • O PG/EIA, PG/EAM e PG/PO adotam uma prova de seleção eliminatória GMAT, abaixo link para maiores informações:

  • É obrigatório que os candidatos ao PG/FIS realizem o Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF), mestrado e doutorado. O resultado deste exame pode ser apresentado após o prazo das inscrições e no máximo uma semana após sua divulgação. (mais informações aqui)
  • Aos candidatos a Doutorado, será exigido no ato da Matrícula um certificado de proficiência em inglês (TOEIC, TOEFL, IELTS ou FCE, conforme as instruções de inscrição).

 

Procedimento para Aluno Especial ser tranferido para Aluno Regular

PERÍODO: Aluno pode solicitar a trasferência a qualquer momento.

- O supervisor do aluno especial recomenda ao Representante de Área a transferência ou não do aluno como regular, através de email, que deverá ser encaminhado para a secretaria (cmarques@ita.br e sheila@ita.br).

- A primeira matrícula é presencial (em papel) e deve ser efetivada pelo aluno, no período seguinte ao pedido de migração, conforme data de matrícula definida no calendário escolar, ou à critério do CPG.

IMPORTANTE: Aluno deve verificar com seu orientador e com o representante de área, quais as exigências do programa para que tenha êxito no seu pedido de migração.

 

Documentos Solicitados para a Inscrição de Candidatos Brasileiros
Requested Documents for Foreign Applicants / Inscrição de Candidatos Estrangeiros
Perguntas Frequentes