Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico, Doutorado Acadêmico e PMG

Você está aqui

IMPORTANTE: TODOS os candidatos inscritos no processo seletivo deverão realizar uma prova de matemática básica (não apenas aqueles inscritos para o PG-EAM e PG-EIA).

 

IMPORTANT: Click here for the English version of this page.

 

1. Períodos para inscrição

O ITA aceita inscrições para os cursos de mestrado acadêmico, doutorado acadêmico e PMG (Programa de Mestrado para Graduandos) em dois períodos:

  • Processo 1, em geral em abril, para início do curso no 2º período do mesmo ano;
  • Processo 2, em geral em setembro, para início do curso no 1º período do ano seguinte.

Os períodos de inscrição para o processo seletivo são divulgados no calendário da pós-graduação de cada ano.

IMPORTANTE: De 04 de abril a 10 de maio de 2022 estão abertas as inscrições para o processo seletivo com ingresso no segundo semestre de 2022.

 

2. Elegibilidade

Podem se inscrever no processo seletivo para mestrado acadêmico e doutorado acadêmico candidatos com ensino superior completo, civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, que desejam realizar o curso de pós-graduação com dedicação em tempo integral ou com dedicação em tempo parcial. Podem se inscrever no processo seletivo para o PMG candidatos que estiverem regularmente matriculados em curso superior de graduação.

 

3. Inscrição de militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica

IMPORTANTE: Militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica que queiram se inscrever no processo seletivo para mestrado e doutorado deverão encaminhar seu pedido de inscrição para os processos seletivos, por meio de Requerimento do Interessado, ao Diretor-Geral do DCTA.

OBS 1: Os militares deverão ser do posto igual ou superior ao Primeiro Tenente e ter concluído sua formação militar (CIAAR/ITA) há, pelo menos, dois anos;

OBS 2: Alunos aspirantes do ITA poderão inscrever-se no Programa Mestrado na Graduação (PMG), devendo ter ciência de que, após concluída sua graduação, correm o risco de sofrer solução de continuidade em sua pós-graduação;

OBS 3: Os militares e servidores civis das OM subordinadas ao DCTA (inclusive os alunos aspirantes do ITA) deverão, além de obter o parecer favorável do dirigente máximo da sua OM, ter esse parecer ratificado pelo Diretor-Geral do DCTA.

 

4. Programas de pós-graduação

O ITA oferece vagas nos seguintes programas de pós-graduação:

  1. Engenharia Mecânica e Aeronáutica (PG/EAM);
  2. Engenharia Eletrônica e Computação (PG/EEC);
  3. Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA);
  4. Física (PG/FIS);
  5. Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE, programa por associação com o IAE e o IEAv);
  6. Pesquisa Operacional (PG/PO, programa por associação com a UNIFESP).

Antes de iniciar a inscrição, recomenda-se que o candidato consulte as páginas de cada programa e selecione o programa e área de concentração de seu interesse. 

 

5. Formulário Eletrônico de inscrição

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas por meio do Formulário Eletrônico de Inscrição (disponível neste link: https://forms.gle/dFieLoLVD9MA6UL27).  

IMPORTANTE: As inscrições para PG/PO devem ser realizadas diretamente no site da UNIFESP.

 

6. Documentos necessários

Os documentos relacionados abaixo devem ser fornecidos em formato .pdf ou .jpeg e não devem ultrapassar 10 MB (cada arquivo):

  • Cópia de diploma de curso superior de graduação (frente e verso) ou declaração oficial que comprove a conclusão do curso até a data da matrícula (obrigatório);
  • Cópia de histórico escolar da graduação (obrigatório);
  • Apenas para doutorado, cópia do diploma de mestrado (frente e verso) ou certificado de conclusão do mestrado (obrigatório);
  • Apenas para doutorado, cópia do histórico escolar do mestrado (obrigatório);
  • Cópia(s) do(s) certificado(s) de curso(s) de especialização, aperfeiçoamento e extensão considerado(s) relevante(s) para a área técnica pleiteada e do(s) respectivos históricos (não obrigatório);
  • Link do Currículo Lattes atualizado e com foto (obrigatório);
  • Apenas para doutorado, certificado de conhecimento de língua inglesa (não obrigatório, consulte o item 11 abaixo).
  • Proposta preliminar de pesquisa (obrigatório, consulte o item 7 abaixo).
  • Apenas para estrangeiros, cópia do passaporte atualizado (obrigatório);
  • Apenas para militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica, carta de autorização (obrigatório, consulte o item 3 acima).

 

7. Proposta preliminar de pesquisa

A proposta preliminar de pesquisa é documento obrigatório para todos os candidatos. Ela deve conter uma descrição da área de interesse, motivação, objetivo de pesquisa e plano de trabalho, seguindo o modelo específico definido para cada programa de pós-graduação:

Caso o candidato tenha entrado em contato com algum professor para definição da proposta de pesquisa e para que ele seja seu orientador, isto deve ser indicado na proposta. O professor indicado como orientador deve estar credenciado como docente no programa de pós-graduação escolhido.

 

8.    Bolsas de estudos

Alunos com dedicação em tempo integral (sem vínculo empregatício) podem se candidatar e concorrer a bolsas de estudo do programa. Para tanto, o candidato deve marcar a opção correspondente no Formulário Eletrônico de Inscrição. Ressalta-se que a aprovação do candidato no processo seletivo não implica concessão de bolsas de estudos.

 

9. Prova de matemática básica

Todos os candidatos devem realizar uma prova de matemática básica, gratuita, com 16 questões com enunciados em inglês e duração de 1 hora e 30 minutos, que será aplicada on-line em data a ser informada aos candidatos.

O conteúdo programático da prova de matemática básica abrange os seguintes tópicos: lógica; conjuntos, relações e funções; aritmética (incluindo-se regras de três simples e compostas); radicais, exponenciais, logaritmos e funções hiperbólicas; geometria analítica (em duas e três dimensões); geometria plana e geometria espacial; trigonometria plana e esférica; sequências e séries (incluindo-se P.A. e P.G.); probabilidades e análise combinatória (incluindo-se binômios de Newton); matrizes e determinantes; álgebra (incluindo sistemas de equações e polinômios); números complexos; limites, derivadas e integrais simples. Os candidatos podem encontrar a memória das provas do processo seletivo no link: http://www.civil.ita.br/posgrad/

IMPORTANTE: Para os candidatos a ingresso no 2º período de 2022, que realizaram a inscrição no período de 04 de abril a 06 de maio de 2022, a prova de matemática básica será realizada na data de 16 de maio de 2022, uma segunda-feira, às 9h (horário de Brasília). Os candidatos receberão um e-mail com instruções até o dia 11 de maio de 2022, diretamente no endereço de e-mail fornecido no cadastro do Formulário Eletrônico de Inscrição. Caso algum inscrito não receba o e-mail com instruções, deverá enviar mensagem para ippg.sec@ita.br até dia 12 de maio de 2022. A prova tem duração prevista de 1 hora e 30 minutos. Durante a prova o candidato deverá permaner conectado a uma sala virtual da plataforma Google Meet, com câmera e microfone abertos, sendo portanto necessária uma conexão internet estável. Não será permitido qualquer tipo de consulta ou uso de dispositivos eletrônicos para resolver as questões da prova.

 

10. Prova de inglês para candidatos a mestrado e ao PMG

Para os candidatos aos cursos de mestrado e ao PMG, será realizada uma prova de conhecimentos básicos em inglês (interpretação e escrita), gratuita, com 1 hora de duração, no mesmo dia da prova de matemática básica, a partir das 11h (horário de Brasília), seguindo o mesmo formato. Não será permitida consulta ou uso de dicionários ou de dispositivos eletrônicos para resolver as questões da prova.

OBS1: Os candidatos a doutorado estão dispensados desta prova.

OBS2: Os candidatos a mestrado e ao PMG que obtiverem conceito satisfatório nesta prova e forem aprovados no processo seletivo estarão automaticamente aprovados no exame de proficiência de língua estrangeira exigido para o curso de mestrado.

 

11. Certificado de proficiência em inglês para candidatos de doutorado

Aos candidatos a doutorado aprovados no processo seletivo com dedicação em tempo integral, será exigido no ATO DA MATRICULA a apresentação de um dos seguintes certificados de conhecimento de língua inglesa:

  • TOEIC (Test of English for International Communication): mínimo de 650 pontos;
  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ITP: mínimo de 500 pontos;
  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language) iBT: mínimo de 57 pontos;
  • IELTS (International English Language Testing System): mínimo de 4.5; 
  • Duolingo English Test: mínimo de 70 pontos;
  • Teste de Diagnóstico em Idiomas Estrangeiros (TDIE): mínimo de 80 pontos;
  • Exames da Universidade de Cambridge: 
    • B1 Preliminary (antigo PET): mínimo grade B;
    • B1 Business Preliminary: mínimo 'merit';
    • B2 First (antigo FCE): mínimo grade C;
    • B2 Business Vantage: mínimo grade C;
    • C1 Advanced (antigo CAE): mínimo grade C;
    • C1 Business Higher: mínimo grade C;
    • C2 Proficiency (antigo CPE): mínimo grade C.

Para ingresso no doutorado, considera-se o certificado válido independente da data em que foi obtido (certificados obtidos há mais de dois anos também podem ser utilizados).

Candidatos a doutorado aprovados no processo seletivo com dedicação em tempo parcial não precisam entregar o certificado de proficiência em inglês no ato da primeira matrícula. O certificado será exigido apenas na migração da modalidade aluno especial para modalidade aluno regular.

 

12. Seleção de candidatos

A seleção de candidatos é baseada na análise da documentação apresentada pelo candidato, no desempenho do candidato nas provas descritas nos itens acima e em critérios adicionais definidos por cada programa de pós-draduação, podendo incluir a realização de entrevista, conforme divulgado no site de cada programa.

 

13. Divulgação de resultados

A relação dos candidatos inscritos e a relação dos candidatos aprovados no processo seletivo será divulgada no site da pós-graduação. As datas da matrícula são definidas no calendário da pós-graduação.

IMPORTANTE: A relação dos candidatos inscritos e aprovados no processo seletivo do progrma PG/PO será divulgada no site da UNIFESP.

 

14. Informações adicionais e dúvidas

Para informações adicionais a respeito das regras aplicáveis aos programas de pós-graduação do ITA, recomenda-se consulta à ICA 37-356 Normas Reguladoras para os Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de 2021.

 

IMPORTANTE: Dúvidas devem ser encaminhadas via e-mail para ippg.sec@ita.br ou ainda via WhatsApp para (12) 99147-1625.

 

Perguntas Frequentes