Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

EMU

Você está aqui

Laboratórios e Equipamentos Multiusuários (EMU) do ITA

 

O ITA disponibiliza Laboratórios e Infraestrutura adequada à formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação (Mestrado ou Doutorado) e Graduação, bem como visa colaborar na geração de conhecimento por meio do suporte instrumental às pesquisas desenvolvidas no ITA ou em outras instituições em âmbito nacional e internacional.

Os Laboratórios do ITA operam na modalidade Multiusuário disponibilizando muitos de seus equipamentos, espaços, infraestrutura e conhecimento à comunidade científica e a diversos setores produtivos. Os Laboratórios do ITA vêm atendendo constantemente a demandas de diferentes instituições brasileiras, dentre as quais pode-se citar INPE, UNIFESP, UNESP, UNICAMP, USP, FATEC, Mackenzie, Universidade Anhembi Morumbi, IFSP, UDESC, UFGD, UFMS, UNIFEI, incluindo institutos do DCTA como IAE, IEAv e IFI. Os Laboratórios Multiusuários do ITA atendem também demandas de empresas dos vários setores, como PETROBRAS, EMBRAER, AVIBRAS, Braskem, SABESP, Johnson, Nestlé, além de várias startups.
 

 

Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso de Equipamento Multiusuário (EMU)

 

O Comitê Gestor responde pela gestão da utilização e funcionamento dos equipamentos da melhor forma possível, sendo composto pelo Chefe da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa do ITA (Presidente), um Chefe de Laboratório Multiusuário e um Coordenador de Projeto associado a equipamento multiusuário, nomeados pelo Presidente do Comitê Gestor. O Comitê Gestor terá mandato de 4 anos e a renovação será realizada seguindo o calendário de eleições da Pró-Reitoria de Pós-Graduação do ITA.

 

Comitê Gestor (2024 - 2027)

  • Prof. Mariano A. Arbelo (Presidente)
  • Prof. Pedro T. Lacava (Chefe do LCPE)
  • Prof. Valerio Rosset (Coordenador do Projeto CAPES Pró-Equipamentos ITA)

As responsabilidades do Comitê Gestor são:

  • Gerenciar a utilização e funcionamento dos equipamentos;
  • Avaliar as propostas de utilização do EMU por pesquisadores e instituições internas ou externas e, quando cabível, corrigir distorções no uso e acesso;
  • Garantir o acesso aos demais pesquisadores da comunidade científica;
  • Realizar reunião semestral para definir procedimentos de uso e suas melhorias;
  • Estabelecer critérios e procedimentos para que os equipamentos produzam resultados confiáveis;
  • Estabelecer critérios para se garantir recursos para a manutenção do EMU;
  • Estabelecer critérios para a garantia do pleno funcionamento do EMU;
  • Reunir as publicações geradas com os resultados obtidos com o EMU.

 

Um Comitê de Usuários, designado especificamente para cada Laboratório de Pesquisa do ITA, tem a função de zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos e do seu acesso. Cada Comitê de Usuários é composto pelo Chefe do Laboratório de Pesquisa, um Pesquisador do ITA associado ao respectivo Laboratório e um pesquisador externo ao ITA.

 

As responsabilidades do Comitê de Usuários são:

  • Verificar os registros do uso dos equipamentos e fazer sugestões ao comitê gestor;
  • Fazer a avaliação contínua do estado dos equipamentos e discutir a coerência e precisão dos resultados;
  • Discutir e apresentar ao comitê gestor as diretrizes para horários e uso dos equipamentos;
  • Apresentar parecer com o demonstrativo documentado da intensidade de utilização do EMU, separando os dados de usuários internos e externos;
  • Fornecer dados relacionados às publicações geradas com os resultados obtidos pelo EMU;
  • Realizar reuniões semestrais do comitê. Os eventuais usuários nos últimos 12 meses, e os signatários da proposta originadora poderão ser convidados para as reuniões.

 

Procedimento e Regras Para a Solicitação

 

As solicitações para utilização dos equipamentos são feitas por meio de formulário específico disponibilizado abaixo. Ao preencher o formulário, o solicitante concorda que o ITA utilize/publique os dados fornecidos para a devida transparência do processo, assim como para justificar/apoiar a angariação de fundos junto às agências de fomento para a manutenção e melhoria das condições do Laboratório. Os artigos científicos ou quaisquer outras produções intelectuais, resultantes parcial ou integralmente da utilização da infraestrutura do ITA, devem referenciar o Laboratório e os respectivos projetos de aquisição dos equipamentos nos agradecimentos.

Após um prazo médio de 15 a 30 dias o solicitante receberá um e-mail versando sobre o agendamento. O prazo para esta resposta depende da agenda do equipamento, da agenda dos responsáveis por cada equipamento, e da disponibilidade dos operadores. Múltiplas solicitações do mesmo pesquisador/grupo/empresa/laboratório serão avaliadas após 15 dias do atendimento da última solicitação

Alguns equipamentos possuem regimento de gestão próprios, que deverão ser verificados com os respectivos laboratórios após contato inicial, utilizando o formulário de solicitação.