Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação

Você está aqui

Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação (PG/EEC)

(English version)

 

Coordenador: Lourenço Alves Pereira Júnior

 

Consulte também o site da Pós-Graduação do ITA

 

Áreas de Concentração

 

Dispositivos e Sistemas Eletrônicos (EEC-D)

Representante de Área: Duarte Lopes de Oliveira

Microeletrônica: Circuito Integrado Analógico. Circuito Integrado Digital. Circuito Integrado Wireless. Circuito integrado e sensor de imageamento. Integração de Circuitos de Microeletrônica para um Circuito Integrado de Uso Aeronáutico. Integração de Circuitos de Microeletrônica para um Circuito Integrado de Uso Biomédico.

Sistemas Embarcados: Piloto Automático de Aeronaves. Efeitos de radiação em circuitos microeletrônicos, circuitos analógicos e circuitos digitais. Sistemas autônomos aéreos. Sinais e sistemas embarcados de imagem e vídeo. Análise de dados de imagem e vídeo em sistema embarcado com inteligência artificial. Sistemas embarcados de aplicação biomédica. Inteligência Artificial em Dispositivos e Sistemas Eletrônicos.
 

 

Informática (EEC-I)

Representante de Área: Denis Silva Loubach

Teoria e Matemática Computacional: Desenvolvimento de métodos numéricos para modelagem e simulação de sistemas complexos e multifísicos. Obtenção de soluções exatas ou aproximadas para problemas de otimização com natureza combinatória. Técnicas de paralelização, otimização e computação de alto desempenho.

Sistemas Autônomos e Ciência de Dados: Técnicas de análise de dados, aprendizado de máquina e big data. Análise de redes complexas e processos de descoberta de conhecimento. Estudo do comportamento inteligente e sua realização em máquinas computacionais. Aplicações voltadas à robótica e à percepção por máquina.

Software e Sistemas de Informação: Desenvolvimento de métodos de modelagem de sistemas de software e informação. Engenharia de ontologia. Sistemas colaborativos. Desenvolvimento de métodos e processos para especificação, implementação, verificação e safety de sistemas críticos.

Redes, Segurança Computacional e Defesa Cibernética: Métodos e técnicas de análise e projeto de redes e/ou sistemas distribuídos, segurança computacional, defesa cibernética, redes definidas por software, computação em nuvem, cidades inteligentes e internet das coisas. 

 

 

Microondas e Optoeletrônica (EEC-M)

Representante de Área: Daniel Chagas do Nascimento

Antenas: Antenas de microfita, circuitos passivos e ativos para sistemas de RF e micro-ondas. Métodos dos momentos para análise de antenas e circuitos de microfita. Análise eletromagnética de antenas conformadas sobre estruturas complexas.
Optoeletrônica: Dispositivos para sistemas sensores e instrumentação. Fotônica para geração de sinais de micro-ondas e enlaces ópticos. Sistemas do tipo laser-ultrassom para ensaios não destrutivos. Dispositivos Eletro-ópticos e Acusto-ópticos para aplicações em telecomunicações e instrumentação óptica.
 

 

Sistemas e Controle (EEC-S)

Representante de Área: Eduardo Lenz Cesar

Controle de Sistemas Aeroespaciais: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e algoritmos para guiamento, pilotagem e navegação de veículos/plataformas aeroespaciais tais como aviões, foguetes, satélites e helicópteros, tripulados ou não. Avaliação, pesquisa e desenvolvimento de contribuições em teoria de controle e em teoria de sistemas com potencial de aplicação em soluções de engenharia de controle para sistemas aeroespaciais.

Controle de Sistemas Industriais e de Bioengenharia: Pesquisa e desenvolvimento de técnicas de modelagem, simulação, análise, estimação, otimização e controle, incluindo sua implementação e validação tendo em vista aplicações industriais e de bioengenharia. Aplicações de interesse incluem robótica, controle de processos, automação, instrumentação, máquinas elétricas e sistemas biomédicos. 

 

 

Telecomunicações (EEC-T)

Representante de Área: Felix Dieter Antreich

Teoria e Sistemas de Comunicações: Aplicações em codificação de fonte e compressão de dados/imagens, codificação de canal, sistemas de comunicação de múltiplo acesso, massive MIMO, modulação/demodulação de sinais, propagação ionosférica, modelos de desvanecimento, estimação de canais, localização com sinais de oportunidade.

Processamento Digital de Sinais e Imagens: Teoria e métodos de processamento de sinais. Aplicações em sensoriamento remoto, refletometria, formação e processamento de imagens de radar de abertura sintética (SAR), radar de vigilância, arranjos de antenas, sistemas de navegação por satélite (GNSS), sistemas autônomos, localização cooperativa, fusão de sensores e processamento de sinais distribuído em redes/grafos.
 

 

Infraestrutura

 

Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE)

  • Departamento de Eletrônica Aplicada (IEEA): Laboratórios de CAD Eletrônico, Circuitos Impressos, Sistemas Digitais, Dispositivos Eletrônicos, Circuitos Eletrônicos, Sistemas Eletrônicos e Sistemas Embarcados
  • Departamento de Microondas e Optoeletrônica (IEEM): Laboratórios de Fotônica, Eletromagnetismo e Microondas, Dispositivos Optoeletrônicos, Análise do Ambiente Eletromagnético e Tratamento de Dados
  • Departamento de Sistemas e Controle (IEES): Laboratórios de Controle por Computador, Aerotrônica e Controle, Máquinas Elétricas, Navegação e Controle de Robôs Móveis Autônomos (NCROMA), Sistemas Inerciais e Fusão Sensorial, Máquinas Inteligentes
  • Departamento de Telecomunicações (IEET): Laboratórios de Sistemas de Telecomunicações, Antenas e Propagação, Processamento de Sinais e Imagens, GNSS e de Redes de Computadores

Divisão de Ciência da Computação (IEC)

  • Laboratórios Multidisciplinares de Multimídia
  • Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos (LABSCA)
  • Laboratório Big Data, Semântica e C2 (LAB-BSC2)
  • Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE)
  • Cluster com multicores, GPUs e memória SSD

 

Objetivos do curso

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação (PG/EEC) tem como objetivo a formação de profissionais nos níveis de mestrado e doutorado, para atuarem em ensino, pesquisa e desenvolvimento, dotando seus alunos com formação acadêmica sólida nas áreas de conhecimento da Eletrônica e Computação. No PG/EEC são estudadas e desenvolvidas técnicas que possam contribuir para o estabelecimento de tecnologias adequadas à realidade brasileira, com ênfase em aplicações no Setor Aeroespacial.

O PG/EEC congrega docentes de duas Divisões Acadêmicas do ITA, Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE) e Divisão de Ciência da Computação (IEC), além da participação de pesquisadores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

 

 

Processo seletivo

Os requisitos dos nossos cursos podem ser encontrados em Mestrado ou Doutorado. Em ambos os casos, destacamos a modalidade Aluno Especial, dirigida a candidatos com disponibilidade parcial.

Nosso processo seletivo baseia-se na análise de informações sobre o candidato, que incluem currículo, histórico escolar e plano preliminar de pesquisa. Outras informações como documentação necessária, calendários e prazos de inscrição, estão em Processo Seletivo e Matrícula.

Um requisito imprescindível é ter um orientador definido. Abaixo poderá encontrar nossos docentes e pesquisadores com as suas áreas de atuação. Entre em contato com eles através do site do ITA, para verificar o interesse e a possibilidade de orientação, e também para elaborar o seu plano preliminar de estudo e pesquisa.

 

 

Docentes e pesquisadores

Adilson Marques da Cunha

Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Sistemas de Informação

Ana Carolina Lorena

Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Ciência de Dados

Bartolomeu Ferreira Uchôa Filho

Codificação de canal, processamento de sinais para comunicação, superfícies inteligentes reconfiguráveis, sistemas 5G/6G

Cairo L. Nascimento Jr.

Aplicações de Inteligência Artificial, Sistemas Autônomos, Robótica Móvel, Controle de Sistemas Dinâmicos

Carlos A. Alonso Sanches

Teoria da Computação, Elaboração e Análise de Algoritmos Paralelos

Carlos H. C. Ribeiro

Robótica Móvel, Inteligência Artificial, Aprendizagem

Carlos Henrique Q. Forster

Machine Learning, Inteligência Artificial, Visão Robótica

Cecília de Azevedo Castro Cesar

Internet das Coisas, Redes de Computadores, Cibersegurança

Celso Massaki Hirata

Simulação Discreta, Processamento Distribuído, Processamento Paralelo

César A. C. Marcondes

Redes de Computadores, Segurança Cibernética, Simulação

Daniel Basso Ferreira

Teoria de Antenas, Antenas Impressas, Circuitos de Microondas

Daniel C. do Nascimento

Antenas de Microfita, Circuitos Passivos em Microondas

Denis S. Loubach

Computação Reconfigurável, Sistemas Embarcados de Tempo Real, Modelos Formais de Computação

Dimas Irion Alves

Sistemas SAR, sistemas Radar, processamento de sinais, de imagens e de informação

Duarte Lopes de Oliveira

Circuitos Assíncronos e Síncronos, Síntese Lógica e Comportamental

Eduardo Lenz Cesar

Controle Não Linear, Sistemas Dinâmicos, Eletrônica de Potência, Microrredes

Elton Felipe Sbruzzi

Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Finanças Computacionais

Felix Dieter Antreich

Processamento Digital de Sinais, Arranjos de Antenas, Posicionamento, GNSS

Filipe Alves Neto Verri

Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Redes Complexas

Gabriela Werner Gabriel

Controle Ótimo e Estocástico, Controle Amostrado, LMIs, Networked Control Systems

Gefeson M. Pacheco

Dispositivos Optoeletrônicos Processamento Óptico, Eletromagnetismo Aplicado

Ildefonso Bianchi

Antenas de Microfita, Teoria Eletromagnética, Microondas

Jairo Panetta

Computação Científica, Supercomputação

João L. Filgueiras de Azevedo

Aerodinâmica Computacional, Aeroelasticidade

Johnny Cardoso Marques

Qualidade de Software, Sistemas de Informação, Sistemas Críticos

José M. Parente de Oliveira

Ontologia, Big Data, Ciência de Dados, Dados Conectados

Karl Heinz Kienitz

Controle Aeroespacial Robusto, Inteligência Artificial e Otimização em Decisão e Controle

Leonardo Ramos Rodrigues

Prognósticos de Falhas, Inteligência Artificial, Metaheurísticas

Lester de Abreu Faria

Microeletrônica, Contramedidas Eletrônicas

Lourenço A. Pereira Jr.

Cibersegurança, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Internet das Coisas

Luiz Alberto Vieira Dias

Desenvolvimento e Teste de Software, Aprendizado de Máquina

Luís E. V. Loures da Costa

Redes de Computadores, Segurança Cibernética, Engenharia de Sistemas de Segurança

Mangalathayil Ali Abdu

Propagação de Sinais, Fenômenos Ionosféricos

Marcelo da Silva Pinho

Comunicação Digital, Processamento e Compressão de Imagens, Codificação

Marcelo G. da Silva Bruno

Probabilidade, Processamento Estatístico de Sinais, Estimação Bayesiana

Marcos R. O. A. Maximo

Robótica Móvel, Sistemas Autônomos, Inteligência Artificial, Controle

Marcus Henrique Victor Jr.

Tomografia de Impedância Elétrica, Processamento de Sinais Biológicos, Microeletrônica

Mônica M. S. Matsumoto

Processamento de Imagens Médicas e Sinais Biológicos, Reconhecimento de Padrões

Mariá C. V. Nascimento

Otimização Combinatória, Ciência de Dados, Metaheurísticas

Nei Yoshihiro Soma

Otimização Combinatória, Teoria da Computação, Autômatas Celulares

Osamu Saotome

Processamento Digital de Sinais, Mecatrônica, Robótica Aérea

Paulo André Lima de Castro

Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Finanças Computacionais

Paulo Marcelo Tasinaffo

Inteligência Artificial, Redes Neurais, Controle, Otimização de Sistemas Dinâmicos

Renan Lima Pereira

Sistemas Incertos, Controle Robusto e LMIs

Renato Machado

Processamento de Imagens SAR, Comunicações Digitais, Processamento Digital de Sinais

Roberto d'Amore

Descrição e Arquitetura de Sistemas Digitais, Eletrônica Aplicada, Microeletrônica

Roberto Kawakami H. Galvão

Controle Preditivo, Processamento de Sinais, Identificação de Padrões

Robson Luiz Moreno

Circuitos Analógicos Integrados CMOS, Aplicações Biomédicas e IOT, Sistemas Digitais com FPGA

Rubens J. M. Afonso

Controle Preditivo, Controle Tolerante a Falhas

Sarah N. de Carvalho Leite

Processamento Digital de Sinais, Processamento de Sinais Cerebrais, Aprendizado de Máquinas, Comunicações Digitais

Takashi Yoneyama

Prognóstico de Falhas, Processamento de Sinais e Análise de Séries Temporais

Vitor Venceslau Curtis

Computação de Alto Desempenho, Teoria da Computação

 

Disciplinas, créditos e bancas

Um aluno de Mestrado ou Doutorado pode matricular-se em disciplinas do seu Programa ou de outros, de acordo com o plano de estudo e pesquisa definido em conjunto com o seu orientador. Semestralmente a Pós-Graduação do ITA divulga uma lista de Disciplinas Oferecidas. Para verificar se há disciplinas obrigatórias na sua Área de concentração, e conhecer as ementas de cada disciplinas, consulte Ementas das Disciplinas. Para obter informações mais amplas sobre todas as disciplinas da Pós-Graduação do ITA, consulte o Catálogo da Pós-Graduação.

As solicitações dos alunos regulares (aprovação de coorientador, uso de recurso Proap, nomeação de banca para defesa, etc.) devem ser encaminhadas ao correspondente Representante de Área até a segunda-feira antecedente a cada reunião do CPG.

 

Requisitos para doutorandos

Ao aluno de Doutorado exige-se o aceite de artigo em periódico com percentil igual ou superior a 50% na base Scopus (CiteScore: scopus sources), considerando apenas as áreas de conhecimento relacionadas com as linhas de pesquisa do PG/EEC.  Este é o critério especificado pelo Conselho do PG/EEC para os itens 6.12.3c (NOREG 2013) e 10.3.3c (NOREG 2021).
 

Informações adicionais

Nome completo: