Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Pós-Graduação em Física

Você está aqui

Pós-Graduação em Física - PG/FIS

Coordenadora: Profa. Dra. Lara  Kühl Teles


Objetivos do Curso

A PG-FIS tem como objetivo a formação de mestres e doutores para o ensino, pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. O mercado de trabalho dos egressos da pós-graduação em Física do ITA não se resume ao ensino e à pesquisa básica: também inclui a indústria e setores ligados à inovação tecnológica. Por estar inserido em um pólo tecnológico, o DCTA, o Programa de Pós-Graduação em Física do ITA tem um caráter de "física tecnológica", ou seja, não só realiza pesquisa básica em física, mas também, desenvolve pesquisa científica e tecnológica ligada ao setor aeroespacial e a empresas.


Inscrições

Um aluno de Mestrado ou Doutorado pode matricular-se em disciplinas do seu programa ou de outros, de acordo com o cronograma de estudos definido em conjunto com o seu orientador. Semestralmente a Pós-Graduação do ITA divulga uma lista de Disciplinas Oferecidas. Para verificar se há disciplinas obrigatórias na sua área de concentração e conhecer as ementas de cada disciplinas, consulte o Catálogo da Pós-Graduação.

Processo Seletivo

Matrícula

Disciplinas Oferecidas 

 


Infraestrutura aos Alunos

Os alunos de Pós-Graduação encontram a sua disposição diversas facilidades que tornam sua vida no campus mais prática e prazerosa. Em breve, teremos o novo Prédio da Divisão de Ciências Fundamentais que tem como objetivo criar novas instalações de apoio didático para o público do ITA, tanto docente como discente, proporcionando um conjunto de salas para professores, salas de aula, laboratórios e ambientes de estudo para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, procurando contemplar as demandas de durabilidade, facilidade de manutenção, flexibilidade de uso e imagem contemporânea, a fim de que os alunos possam usufruir de um ambiente agradável que estimule o pensamento e a reflexão.

Área: 16 mil m² 

Investimento: R$ 53 milhões

Estágio de execução: 95%

Início: fevereiro/ 2017

Término: setembro/ 2017

Campus DCTA

Bolsas e Apoio

Secretaria

 


Áreas de Concentração

 

FIS-A - Física Atômica e Molecular
FIS-C - Dinâmica Não-Linear e Sistemas Complexos
FIS-N - Física Nuclear
FIS-P - Física de Plasmas
Últimas Notícias da PG-FIS