Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Laboratórios

Você está aqui

LABTAR

Departamento(s):

Civil

O LABTAR, Laboratório de Transporte Aéreo Prof. William L. Grossman, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, foi o primeiro laboratório da América Latina dedicado à pesquisa e ensino em transporte aéreo. Foi inaugurado em 18 de outubro de 2006, durante a comemoração dos 100 anos do primeiro voo do 14 Bis, de Santos Dumont.

Laboratório de Sistemas Inerciais e Fusão Sensorial

Departamento(s):

Aeronáutica, Eletrônica

O Laboratório de Sistemas Inerciais e Fusão Sensorial pesquisa e desenvolve algoritmos e subsistemas voltados à navegação inercial auxiliada por fusão sensorial, guiamento, controle e estimação de sistemas dinâmicos. O laboratório tem integrado e ensaiado no solo e em voo imageadores giroestabilizados capazes de navegação inercial auxiliada por fusão com GPS, altímetro e magnetômetro, também apresentando a capacidade de apontamento com georeferenciamento.

Laboratório de Química

Departamento(s):

Ciências Fundamentais

Laboratório de QUI-18 e QUI-28

As aulas práticas dos cursos de Química são realizadas em laboratório de 350 m2 de área, constituído de um conjunto de 5 bancadas específicas para a realização de experimentos em química. Este laboratório comporta 40 alunos. Cada bancada contém 4 pontos de gás (GLP), 4 de água e 4 de energia elétrica, permitindo o uso simultâneo por 8 alunos. Os experimento são realizados em duplas.

Laboratório de Propulsão, Combustão e Energia – LPCE

Departamento(s):

Aeronáutica

Laboratório de Propulsão, Combustão e Energia – LPCE – Área física: 390 m2

Laboratório de Plasmas e Processos (LAB-LPP)

Departamento(s):

Física

O Laboratório de Plasmas e Processos (LAB-PP) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica agrega diversos grupos de pesquisadores, linhas de pesquisa e laboratórios nas áreas de Física e Tecnologia de Plasmas e Ciência dos Materiais.

A infraestrutura do LAB-PP está instalada em uma área de aproximadamente 2000 m² e abriga quatro laboratórios que, juntos, formam um complexo de excelência em Tecnologia de Plasmas e Ciência dos Materiais. São eles:

Laboratório de Guerra Eletrônica

Laboratório de Guerra Eletrônica

Departamento(s):

Eletrônica

O Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) é um laboratório dedicado ao ensino e pesquisa aplicada em Defesa, pertencente à Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA, com vinculação e atribuição já definidas no Regimento Interno da Organização.

Pagina:

Páginas