Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Engenharia Aeroespacial

Você está aqui

O curso de Graduação em Engenharia Aeroespacial forma engenheiros de concepção com profundos conhecimentos em projeto e construção de sistemas aeroespaciais, tais como: foguetes, veículos lançadores suborbitas, veículos espaciais e satélites.

É indiscutível que as atividades no setor aeroespacial são estratégicas e essenciais para o País. Há, portanto, a necessidade de uma formação de profissionais na área aeroespacial em fluxo contínuo, bem como a de absorção desses profissionais nos organismos responsáveis pelo desenvolvimento das atividades técnicas do Programa Espacial, lotados atualmente no INPE e no IAE, além dos seus parceiros e fornecedores do setor privado. Neste contexto, foi criado em 2010 o curso de Engenharia Aeroespacial no ITA. Adicionalmente, o engenheiro formado é procurado por diversas indústrias e institutos de pesquisa do Setor Aeroespacial e de Defesa.

 

Coordenador do curso: Prof. Airton Nabarrete

Estrutura do curso

Nos dois primeiros anos todos os cursos de engenharia do ITA têm uma formação básica comum, o Curso Fundamental, formando fortes bases científicas em Matemática, Física, Química e Computação, além de conhecimentos de disciplinas de Humanidades. Nos três últimos anos, o Curso Profissional de Engenharia Aeroespacial têm uma sólida e abrangente formação em propulsão, aerodinâmica, eletrônica e telecomunicações, térmica, estruturas, engenharia de sistemas, gestão de projetos, mecânica orbital e dinâmica de VooNo quinto ano do curso, os estudantes têm uma experiência profissional através de um Estágio Curricular obrigatório e aprofundam seus conhecimentos em uma área através de disciplinas optativas e do Trabalho de Graduação. Para formar uma visão integrada e abrangente, permeiam o curso tópicos fundamentais de Engenharia Ambiental, Direito, Administração e Economia. 

Intercâmbio no exterior e Iniciação Científica estão entre as oportunidades para a complementação da formação, além das atividades extra-curriculares, como por exemplo, as equipes de foguetes, aeromodelismo, carros de corrida, robótica, etc. Adicionalmente, alunos interessados em continuar os estudos ao nível de pós-graduação podem antecipar disciplinas por meio do "Programa Integrado Graduação-Mestrado" a fim de reduzir o tempo necessário para pós-graduar-se.