Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Vida militar

Você está aqui

Para o ingresso na carreira militar, o candidato deverá, no Vestibular do ITA, fazer opção por matrícula em vaga privativa. As vagas privativas são aquelas destinadas especificamente aos candidatos que tenham interesse em seguir a carreira militar. A opção pela carreira militar é feita no ato da inscrição do Vestibular e homologada no início do 3º ano (Portaria Nº 667/GC3, 15/12/2011). Eventualmente esta opção pode ser alterada, ou um aluno não optante, requerer convocação.


1º Ano

Todos os alunos são militares do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica) e recebem soldo. Durante o mês de fevereiro há atividades exclusivamente no CPOR. No restante do ano, há instruções militares somente às segundas-feiras à tarde e os alunos só usam farda uma vez por semana. Site: www.cpor.cta.br

 


3º, 4º, e 5º ANO

Não há atividades militares no 2º ano. No 3º ano, os alunos optantes são convocados e passam a ser Aspirantes-a-Oficial, têm instruções quinzenais, usam farda diariamente e recebem soldo.

 


Pós-formação

Os optantes passam ao posto de Primeiro-Tenente e são incluídos no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica (QOEng), onde tem uma carreira estável e devem permanecer por pelo menos 5 anos. Há a possibilidade de serem convocados para servir em localidades que não são, necessariamente, de sua primeira escolha.