Para o ingresso na carreira militar, o candidato deverá, no Vestibular do ITA, fazer opção por matrícula em vaga privativa. As vagas privativas são aquelas destinadas especificamente aos candidatos que tenham interesse em seguir a carreira militar. A opção pela carreira militar é feita no ato da inscrição do Vestibular e homologada no início do 3º ano (Portaria Nº 667/GC3, 15/12/2011). Eventualmente esta opção pode ser alterada, ou um aluno não optante, requerer convocação.
Todos os alunos são militares do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica) e recebem soldo. Durante o mês de fevereiro há atividades exclusivamente no CPOR. No restante do ano, há instruções militares somente às segundas-feiras à tarde e os alunos só usam farda uma vez por semana. Site: www.cpor.cta.br
Não há atividades militares no 2º ano. No 3º ano, os alunos optantes são convocados e passam a ser Aspirantes-a-Oficial, têm instruções quinzenais, usam farda diariamente e recebem soldo.
Os optantes passam ao posto de Primeiro-Tenente e são incluídos no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica (QOEng), onde tem uma carreira estável e devem permanecer por pelo menos 5 anos. Há a possibilidade de serem convocados para servir em localidades que não são, necessariamente, de sua primeira escolha.