Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Engenharia Aeronáutica

Você está aqui

O curso de Graduação em Engenharia Aeronáutica do ITA forma engenheiros com profundos conhecimentos teóricos e práticos em projeto e construção de aeronaves. Ao longo do curso, o aluno estuda aerodinâmica, estruturas, motores e turbinas, mecânica do voo, além de desenvolver projetos de aviões relacionados a estas áreas. O curso de Engenharia Aeronáutica teve seu início na antiga Escola Técnica do Exército, hoje o Instituto Militar de Engenharia (IME), em 1947. Em 1950 foi instalada em São José dos Campos a atual Divisão de Engenharia Aeronáutica, sendo o primeiro curso do ITA.

O profissional assim formado é procurado por diversas indústrias do Setor Aeroespacial e de Defesa, principalmente as fábricas de aviões e helicópteros. Vale a pena lembrar que o Brasil está entre os maiores construtores mundiais de aviões! Outras importantes oportunidades de trabalho são: institutos de pesquisa aeroespacial, empresas de transporte aéreo (de passageiros ou de cargas), empresas de manutenção de aeronaves, fabricantes de peças aeronáuticas, empresas de consultoria e a Força Aérea Brasileira.

O aluno precisa gostar muito de ciências exatas, de aviões, helicópteros e foguetes, além de se interessar por possuir uma visão holística dos diversos setores em que vai atuar. E, o mais importante: deve sempre acalentar a atração por grandes desafios!

Para informações sobre o curso visite o endereço: www.aer.ita.br

 

Estrutura do curso

Nos dois primeiros anos todos os cursos de engenharia do ITA têm uma formação básica comum, o Curso Fundamental, formando fortes bases científicas em Matemática, Física, Química e Computação, além de conhecimentos de disciplinas de Humanidades. Nos três últimos anos, o Curso Profissional de Engenharia Aeronáutica têm uma sólida e abrangente formação em aerodinâmica, estruturas, motores e turbinas, mecânica do voo e projetos aeronáuticos. No quinto ano do curso, os estudantes têm uma experiência profissional através de um Estágio Curricular obrigatório e aprofundam seus conhecimentos em uma área através de disciplinas optativas e do Trabalho de Graduação. Para formar uma visão integrada e abrangente, permeiam o curso tópicos fundamentais de Engenharia Ambiental, Direito, Administração e Economia. 

Intercâmbio no exterior e Iniciação Científica estão entre as oportunidades para a complementação da formação, além das atividades extra-curriculares, como por exemplo, as equipes de aeromodelismo, foguetes, carros de corrida, robótica, etc. Adicionalmente, alunos interessados em continuar os estudos ao nível de pós-graduação podem antecipar disciplinas por meio do "Programa Integrado Graduação-Mestrado" a fim de reduzir o tempo necessário para pós-graduar-se.