Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Alemanha

Universidade

Contato

Objetivo

Technische Hamb.png

Hamburg University of Technology

Professor Karl Heinz Kienitz (kienitz@ita.br)

1- Intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores; Colaboração em publicações; Implementar e participar em projetos de pesquisas bilaterais. (Assinada em 29/02/2012)
2- Cooperação na área de Controle, Diagnóstico e Automação, intercâmbio de estudantes das respectivas instituições, troca de experiências sobre modelos e melhores práticas no ensino de engenharia; pesquisa conjunta por meio do intercâmbio de alunos de pesquisa, pesquisadores e professores; colaboração em publicações, propor e implementar projetos de pesquisa conjuntos. (Assinada em 16/04/2013)

Deutsche.png

Institute of Flight Systems - DLR

Professor Karl Heinz Kienitz (kienitz@ita.br) e

Professor David Fernandes (david@ita.br)

Pesquisas conjuntas sobre temas de interesse comum no âmbito dos acordos e tratados existentes entre Brasil e Alemanha e entre CTA e DLR / Intercâmbio de alunos e pesquisadores / trabalho de dissertação por alunos do ITA no DLR-FT / Os tópicos de interesse mútuo estabelecer nas áreas de modelagem e sistema de identificação, de dados e de processamento de imagem, bem como tecnologias de controle e de decisão para sistemas de voo tripulados e não tripulados. Os trabalhos realizados serão restritos a aplicações não-sensíveis e não militares.

Technische.png

Freiberg University of Mining and Technology

Professor Marcelo de Lemos (delemos@ita.br)

Cooperação Científica / Cooperação em pesquisa e desenvolvimento de projetos de interesse mutuo / Intercâmbio de pesquisadores e estudantes

Berlim.png

Berlin University of Technology

Professor Karl Heinz Kienitz (kienitz@ita.br)

Cooperação Científica / Cooperação em pesquisa e desenvolvimento de projetos de interesse mutuo / Intercâmbio de pesquisadores e estudantes

RWTH.png

RWTH Aachen University

Professor Carlos Müller (muller@ita.br)

1 - Intercâmbio de Estudantes / 2 - Intercâmbio de docentes / 3 - Projetos de pesquisa de interesse comum / 4 - Intercâmbio de publicações acadêmicas e relatórios.
2 - Implementação do intercâmbio de estudantes em termos e condições administrativas.

Fraunhofer IPK.jpg

Fraunhofer IPK

Professores Emília, Borille, Ronnie

Promover a Cooperação em matéria de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco principal nos setores aeroespacial, automotivo, energia, metalurgia e petróleo e gás. Capacitar a próxima geração de engenheiros e técnicos através de programas conjuntos de pesquisa e palestras conjuntas sobre temas selecionados. Promover programas de intercâmbio acadêmico. Disseminar atividades para promover a cooperação com a indústria e instituições de pesquisa. Trabalhos conjuntos de pesquisapara obter novos conhecimentos baseados em desenvolvimentos específicos e pedidos industriais; aplicação de conhecimentos já adquiridos em áreas específicas; desenvolvimento conjunto visando produtos e processos de produção. Criar o espaço FPC no ITA, estruturado para a gestão e execução de projetos de pesquisa, plano de desenvolvimento e inovação. Realizar intercâmbio de especialistas, proporcionando treinamento em equipe de curto e longo prazo. Disseminar os resultados de projetos conjuntos através de palestras e cursos. Compartilhar metodologias científicas e normas técnicas com o FRAUNHOFER no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de inovações incrementais e inventivas. Procurar fontes de financiamento a nível nacional e internacional para projetos de pesquisa e inovação tecnológica.