Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Aeronáutica Investe na Pesquisa em Radar no ITA

Reitor do ITA entrega certificados do Curso do Excalibur

No período de 26 a 30 de maio, em São José dos Campos/SP, doze alunos, entre civis e oficiais da Marinha, Exército e Aeronáutica, participaram do Curso de Operação do Simulador de Ameaças Radar Excalibur realizado nas instalações do Laboratório de Guerra Eletrônica (LabGE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Os alunos do curso são membros da equipe técnica do LabGE, oficiais-alunos do PPGAO e oficiais do COMGAR e do NuIAOp.

O Simulador de Ameaças Radar Excalibur é um poderoso sistema de geração de sinais complexos de radar adquirido pelo Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) para validação de bibliotecas de emissores e avaliação de sistemas de autodefesa para aplicação em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Este sistema foi alocado no ITA de forma a aperfeiçoar seu emprego, viabilizando o seu uso como ferramenta de ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de radar.

O recebimento desse novo sistema complementa a capacitação adquirida com a modernização do LabGE, realizada com recursos do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Tal modernização teve como objetivo prover infraestrutura e equipamentos adequados às atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais – PPGAO, além de prover apoio a todas as Divisões do ITA.

 “A parceria entre o ITA e o COMGAR se iniciou no final da década de 1990 com a criação do Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE) e se fortaleceu com iniciativas marcantes como a criação do LabGE e do PPGAO”, declara o Tenente Coronel Aviador Lester de Abreu Faria, Chefe do LabGE. A ativação, no campus do DCTA, do Núcleo do Instituto de Aplicações Operacionais (NuIAOp) com recursos humanos preparados pelo PPGAO permite prever uma forte parceria em projetos no futuro, complementa o Tenente Coronel.