Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Ceará inicia 2ª turma de mestrado profissional do ITA

Aconteceu nesta última sexta-feira (17), a solenidade que deu início à segunda turma do Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (MP-Safety) do ITA no Ceará. Realizada no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus do Pici, estiveram presentes o governador do Estado, Camilo Santana; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia; e o reitor da UFC, professor Henry de Holanda Campos.

Segundo professor Anderson, reitor do ITA, é de extrema importância o apoio do governo nesta parceria e lembra que o ITA é fruto do sonho de um cearense, Marechal Casimiro Montenegro Filho.

O reitor da UFC, professor Henry, completou dizendo que pela primeira vez a universidade tem uma pasta de inovação. “Desde o início o mestrado foi muito gratificante para UFC. Vimos realizar uma parceria importante, apoiada pelo governo do Estado. Estamos antecipando as demandas da sociedade, antevendo o progresso sócio econômico do Estado do Ceará. Temos um longo caminho a percorrer e a chave para a emancipação do país é o conhecimento”, afirma.

Já o governador do Estado, Camilo Santana, disse estar feliz em retornar à casa em que se formou. E completou afirmando que “nenhum país ou Estado cria condições de melhoria sem conhecimento. Uma das áreas do governo é o conhecimento, em todos os níveis. Para nós, o Ceará no IDEB das escolas públicas em 2007 teve um pacto pela educação. Depois de 10 anos, das 100 melhoras escolas públicas do país, 77 são do Ceará, sendo as 24 primeiras”.

O governador destacou ainda a importância da UFC para o Estado, é o que ainda deve ser melhorado. “Parabenizo o ITA e a UFC por essa parceria e aos alunos que foram rigorosamente selecionados”, finaliza.

A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador do MP-Safety e professor do ITA, Donizeti de Andrade. Esta é a segunda turma de mestrado profissional do Instituto no Estado. São 32 alunos que irão ampliar seus conhecimentos relacionados a temas como segurança de aviação, aeronavegabilidade continuada, tecnologia da informação e energias renováveis.

A ida do MP-Safety ao Ceará é resultado de um esforço do Governo do Ceará, por meio da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, em conjunto com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a parceria com o ITA e a UFC.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ITA