Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Dia da Engenharia do ITA recebe 360 estudantes da rede pública

O ITA realizou ontem (13), o evento Dia da Engenharia do ITA. A ação faz parte do projeto Mulheres em STEM²d, que visa fomentar a ampliação do número de mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e afins. 

O evento contou com a participação de alunas e professoras do ITA envolvidas com o projeto, além de cerca de 360 estudantes da rede pública de ensino, tanto municipal quanto estadual, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. O Dia da Engenharia do ITA teve ainda o apoio do Instituto Alpha Lumen.

Também estiveram presentes autoridades convidadas e o secretário da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), senhor Paulo Baroni. 

Os alunos puderam participar de oficinas como Lego; Circuit Scribe; Pulseira com Binário; Torre de Canudos e Hora do Código, ainda puderam conhecer projetos de alunas do ITA expostos no local e assistir a palestras com a física Ana Zeri, do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e a professora da Unifesp, Maria Elizete Kunkel, do projeto Mão 3D.

Sobre o Projeto Mulheres em STEM²d

O projeto, criado pela Johnson & Johnson, que tem como principal objetivo incentivar o ingresso de mulheres em cursos das seguintes áreas: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design.

Ele seleciona universidades parceiras em todo o mundo e promove ações que incentivam mulheres a desenvolver conhecimento nessas áreas. O ITA a única instituição eleita no hemisfério sul e participa da iniciativa com 24 alunas. Ao todo, foram selecionadas noves universidades pelo mundo, sendo outras seis nos Estados Unidos, uma na Irlanda e uma no Japão. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ITA