Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA participa de Encontro entre Brasil e Suécia

Cerca de 300 pessoas participaram, na última quarta-feira (31), do Brazil-Sweden Seminar on Aeronautical Cooperation e da quinta edição do Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O encontro, que contou com o apoio e coordenação local do ITA e outras organizações, como DCTA, Força Aérea e outros, teve a realização de cinco Ministérios, sendo eles da Defesa (MD), da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), das Relações Exteriores (MRE) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), além do BNDES, Finep e CNPq na definição de diretrizes estratégicas para o Setor Aeronáutico e de Defesa.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica sediou o evento em edições anteriores. Este ano, a palestra de abertura foi proferida pelo reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, que destacou as parcerias entre os países firmadas nos últimos anos.

Dentre os representantes da Suécia, estava Cecília Lif, da embaixada daquele país no Brasil, que destacou: “já temos a parceria do Gripen, mas também queremos ampliar ainda mais as parcerias em diferentes setores; na academia, governo e indústria”. O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, também presente no evento, destacou a importância desta parceria para a cidade de São José dos Campos no campo da ciência e tecnologia.

O Brasil é um parceiro estratégico para a Suécia e de longe o seu maior mercado exportador na América Latina. Os países debateram, durante o encontro, sobre as perspectivas futuras para criar ambientes favoráveis a interação entre as áreas tecnológicas e científicas relacionadas com o setor aeronáutico civil e militar.

O Brigadeiro-do-Ar Paulo Eduardo Vasconcellos, destacou a parceria dos dois países no desenvolvimento do futuro caça da Força Aérea Brasileira, o Gripen. Segundo ele, o retorno desta parceria é a compensação tecnológica, estimada em 150% do valor do contrato, não em recursos financeiros, mas sim em transferência tecnológica e conhecimento. “Muitas empresas, inclusive do Vale do Paraíba, além de muitas outras de todo o Brasil, estão se beneficiando desta parceria. O país, e isso é uma constatação, contribuiu e muito nessa troca. A parceria espalha esse conhecimento para várias indústrias e capacita o cluster aeronáutico”, afirma.

Esse é o terceiro ano consecutivo que os países se reúnem, através de dois encontros anuais, com a intenção de alcançarem projetos mais maduros tecnologicamente e não apenas os de pesquisa básica e acadêmica.

O encontro proporcionou palestras e trocas de informação durante o período da manhã e painéis de discussão temáticas à tarde, que levantaram os desafios para uma cooperação sustentável e de longo prazo entre Brasil e Suécia.

Em outubro, a reunião acontecerá na Suécia, onde as discussões terão continuidade e novas ações entre os dois países poderão ser estabelecidas.

Fonte: Divisão de Comunicação Social – ITA