Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Engenheiro da NASA fala sobre missão a Marte

Cerca de 250 pessoas compareceram na noite desta quarta-feira (21) ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), para assistirem à palestra “A Caminho de Marte”, proferida pelo pesquisador da NASA, Ivair Gontijo.

O evento foi uma iniciativa do Observatório Astronômico do IAE e do Laboratório de Sistemas Espaciais do ITA e apresentou como tema central a sua jornada de Minas Gerais até a NASA (Laboratório de Propulsão a Jato - JPL) e revelando detalhes dos bastidores do projeto e da operação do robô Curiosity, que chegou a Marte em 2012.

Ele relatou que o projeto Curitosity levou 10 anos para ser totalizado e teve orçamento de U$ 2,4 bilhões. O desenvolvimento da operação envolveu cerca de 1000 pessoas, dentre pesquisadores, engenheiros e funcionários. Segundo o Dr. Ivair, o desenvolvimento contou ainda com a participação de universidades (americanas) incluindo estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

As descobertas do Curitosity confirmaram a existência de água e atmosfera em Marte em eras passadas devido a existência de um campo magnético no planeta, que não existe mais devido à solidificação de seu núcleo. O público demonstrou bastante interesse durante as perguntas, principalmente acerca das evidências encontradas pelo robô. Na cratera Gale, local de pouso, foi constatada a presença de terreno de aluvião e rochas sedimentares, comprovando, portanto, a existência de água em forma líquida no passado marciano.

 “Nós, cientistas, precisamos divulgar a ciência de uma maneira que a população entenda. E, ao contar a minha história, de uma pessoa que sai do interior e chega à NASA, mostro que isso está ao alcance de quase todo mundo. É preciso sair da zona de conforto e arriscar e saber que leva muito tempo”, disse Ivair ao término da palestra. 

 

 

Curiosity é um veículo do tamanho aproximado de um carro médio e pesa cerca de 900kg. Seu objetivo é explorar a superfície de Marte como parte da missão Mars Science Laboratory. Para os curiosos, as dificuldades da missão Curiosity em sua fase mais crítica podem ser vistas no vídeo “seven minutes of terror”, que descreve a reentrada na atmosfera no Planeta Vermelho: https://video.nationalgeographic.com/video/news/mars-curiosity-rover-vin

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

Publicado em: 22 de março de 2018.