Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA abre inscrições para o Vestibular 2023

Publicado em 05/06/2022 – 16h55min

 

Nesta quarta-feira (01), foram tornadas públicas, no Diário Oficial da União, as tão esperadas normas para a realização do vestibular para acesso às vagas no Curso de Graduação em Engenharia do ITA, um dos mais desejados e disputados do país.

As inscrições se iniciaram no dia 01 de junho e irão até 15 de julho. Para se inscreverem é necessário que os candidatos tenham concluído ou estejam finalizando o Ensino Médio até o fim de 2022, sejam cidadãos brasileiros natos, de ambos os sexos, solteiros e não completem 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula para ingresso no Curso. Ainda é possível que candidatos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio se inscrevam como “treineiros” com o objetivo de avaliarem seus conhecimentos. O treineiro que, eventualmente, atingir a nota de corte da 1ª fase será convocado para participar da 2ª fase, no entanto, se ele atingir a nota de corte da 2ª fase, então ele não será considerado habilitado para a fase subsequente do Concurso.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, mediante o preenchimento do Requerimento de Inscrição (RI) para o Concurso de Admissão ao ITA 2023, disponibilizado na página de Internet do Vestibular do ITA (http://vestibular.ita.br).

Após o completo preenchimento do RI, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e recolher a taxa de inscrição de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais).

As provas serão realizadas em 24 cidades de 18 Estados da Federação e do Distrito Federal.

O Concurso de Admissão ao ITA é constituído de três fases sendo as duas primeiras Exames de Escolaridade. A Primeira Fase ocorrerá no dia 16 de outubro das 13h às 18h e será composta de uma única prova contendo questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. A Segunda ocorrerá em dois dias, 08 e 09 de novembro, das 13h às 17h, sendo composta por questões dissertativas de Matemática, Física, Química e uma Redação. A Terceira Fase, mediante convocação, é composta por Inspeção de Saúde.

Serão disponibilizadas 150 vagas para Graduação em Engenharia. Deste total, 36 serão oferecidas para os candidatos que optarem em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 29 destinadas à ampla concorrência e 7 aos candidatos autodeclarados negros. As demais 114 vagas, são para os não optantes à carreira militar, ingressando no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica ao final do primeiro ano de curso. Destas vagas 91 serão destinadas à ampla concorrência e 23 aos candidatos autodeclarados negros.

Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os três últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

Até o Vestibular anterior, os candidatos indicavam, no ato da inscrição, a ordem de prioridades para as especialidades de engenharia oferecidas. Uma das inovações do Vestibular-2023 é que, a partir deste ano, o processo de escolha de especialidade será coordenado pela Pró-reitoria de Graduação e acontecerá no quarto semestre do Curso Fundamental, quando o aluno concorrerá para matrícula na especialidade desejada. O número de vagas para cada uma das especialidades é limitado e os alunos serão matriculados, na ordem decrescente, a partir da classificação geral na turma, que considerará: a média da nota obtida nos três primeiros períodos do Curso Fundamental, chamada de Nota acadêmica; a nota obtida no Processo Seletivo, chamada de Nota do vestibular; e a nota obtida no Estágio de Formação Militar do CPORAER- SJ.

As vagas previstas para o início do Curso Profissional em 2025, que serão ocupadas pela turma ingressante através do Vestibular- 2023, são:

            Engenharia Aeronáutica: 16 para não optantes e 7 para optantes (23 no total);

            Engenharia Eletrônica: 18 para não optantes e 7 para optantes (25 no total);

            Engenharia Mecânica-Aeronáutica; 22 para não optantes e 3 para optantes (25 no total);

            Engenharia Civil-Aeronáutica: 15 para não optantes e 3 para optantes (18 no total);

            Engenharia de Computação: 24 para não optantes e 8 para optantes (32 no total); e

            Engenharia Aeroespacial: 19 para não optantes e 8 para optantes (27 no total).

 

A outra grande novidade é que mudou o número de questões e a distribuição destas na prova da Primeira Fase do processo seletivo do ITA de 2023. O total de questões passou para 60 e serão distribuídas de forma igualitária nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, ou seja, sendo 12 questões para cada disciplina.

O Comando da Aeronáutica (COMAER) concede, para 100% dos alunos do ITA, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. Além da bolsa de estudo, é também disponibilizada, a residência no Campus do DCTA.

Uma característica específica do Curso de Graduação em Engenharia do ITA é que, no primeiro ano, todos os alunos, de ambos os sexos, participam do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) com o objetivo de formar Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica de 2ª Classe para comporem a Reserva Técnica da Força. Trajam uniformes, participam de instruções e formaturas militares e são remunerados com vencimentos de aproximadamente R$ 1500,00.

A matrícula no 1º Ano do Curso Profissional de Graduação em Engenharia do ITA será efetivada para os alunos que concluírem com aproveitamento o CPOR e os dois anos do Curso Fundamental.

Após a conclusão, com aproveitamento, do CPOR e do Curso Fundamental do ITA, os alunos ocupantes de vagas para optantes ao QOEng, cumpridas todas as exigências, serão convocados para o posto de Aspirante-a-Oficial, fazendo jus à remuneração pertinente, e realizarão, simultaneamente, preparação militar e a Graduação em Engenharia.

Ao concluírem o Curso de Graduação com aproveitamento, os alunos que optaram pela carreira militar são promovidos ao posto de 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e a necessidade da Administração.

É importante ressaltar que durante a realização do Curso, o aluno optante que desistir da carreira militar, será desligado do ITA e, consequentemente, da Força Aérea Brasileira, sendo obrigado, inclusive, a indenizar o COMAER pelas despesas realizadas consigo durante o Curso.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, está estrategicamente localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, na cidade de São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a 80 km da capital paulista e a 350 Km da Cidade do Rio de Janeiro.

O endereço eletrônico http://vestibular.ita.br é o meio de comunicação oficial da Organização do Concurso de Admissão com o candidato e deverá ser utilizada para obtenção de informações, formulários e divulgações a respeito do acompanhamento de todas as etapas do Concurso.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Foto: ITA