Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA alcança marca de 10 softwares registrados neste ano

Atividade é resultado de pesquisas desenvolvidas no Instituto

 

Publicado em 12/04/2025 - 12h05

 

Entre janeiro e abril deste ano, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) alcançou a marca de 10 softwares registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério da Economia. Os estudos desenvolvidos por pesquisadores da instituição resultaram em soluções inovadoras em áreas como aeronáutica, inteligência artificial, ciência de dados e guerra eletrônica, refletindo a diversidade e complexidade das pesquisas conduzidas no Instituto.

Neste dia 26, é celebrado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, data criada há 25 anos pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o papel da propriedade intelectual na vida cotidiana. A iniciativa também destaca a importância da criatividade e da contribuição de inventores e inovadores para o progresso global. No ITA, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional (IPR) é o setor responsável por acompanhar os projetos disruptivos desenvolvidos por docentes e pesquisadores, além de coordenar os registros junto ao INPI.

Neste ano, destacam-se os softwares, programas ou sistemas para computadores que operam em diferentes frentes, como simulação e modelagem, análise de imagens e calibração de medições eletromagnéticas. Dos 10 registros realizados pelo ITA neste ano, três têm titularidade compartilhada com outras instituições e sete pertencem exclusivamente ao Instituto.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professor Doutor Maurício Vicente Donadon, explica que esse alto número de registros, principalmente os de titularidade exclusiva, “reforçam o protagonismo da instituição no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras”. “O ITA é reconhecido por sua excelência, e esses resultados, celebrados no Dia Mundial da Propriedade Intelectual, exemplificam nosso retorno à sociedade por meio do conhecimento gerado em nossas salas de aula”, destacou.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA