Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA apresenta programas de Pós-Graduação à presidente da CAPES

Encontro aconteceu em Brasília, na sede da fundação

 

Publicado em 11/04/2023 – 10h40

 

Representantes do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) estiveram nesta terça-feira, 4 de abril, em Brasília para uma visita à sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Encontro foi realizado com o objetivo de apresentar à nova presidente da fundação as atividades desenvolvidas pelo Instituto no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Durante a reunião, o reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Professora Doutora Emilia Villani, estiveram com a Professora Doutora Mercedes Bustamante, que está à frente da CAPES desde janeiro. “Este encontro foi extremamente importante para que pudéssemos apresentar as características de trabalho da pós-graduação do ITA e como nossas pesquisas auxiliam no desenvolvimento do país por meio do acolhimento das necessidades oriundas da indústria e da Força Aérea Brasileira”, apontou o reitor.

Para Villani, estreitar laços com a CAPES é essencial por se tratar de um dos mais importantes órgãos relacionados à pesquisa acadêmica. “É a oportunidade de dar ainda mais visibilidade para nossa pós-graduação e aos resultados de sucesso que obtemos, principalmente na interação bem sucedida entre a academia e a indústria”, afirmou.

Também participaram do encontro o Vice-Reitor do ITA, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, e o Pró-Reitor de Administração, Coronel George Luiz Guedes de Oliveira. Atualmente, o ITA conta com cerca de 1.400 alunos no programa de pós-graduação.

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC) que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

A atual presidente, Mercedes Maria da Cunha Bustamante, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Geobotânica na Universitat Trier, na Alemanha. Nascida no Chile, mas também com nacionalidade brasileira, é professora titular da Universidade de Brasília (UnB), integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA