Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA celebra acordo de cooperação com Sikorsky

ITA celebra acordo de cooperação com Sikorsky

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), fechou, quarta-feira (11/fev), acordo de cooperação com a  empresa norte-americana Sikorsky Aircraft Corporation, fabricante de helicópteros. O objetivo é, principalmente, desenvolver o conhecimento em tecnologias para aeronaves de asas rotativas no Brasil.

O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre autoridades civis e militares, no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). A Prefeitura de São José dos Campos foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Sebastião Cavali.

Assinado pelo reitor em exercício do ITA, professor Fernando Sakane, e pelos representantes da Sikorsky, o acordo prevê apoio para Inovação em Aeronaves de Asas Rotativas, incluindo apoio na criação de Laboratório de Inovação para Asas Rotativas no ITA, bolsas de estudo para projetos de trabalhos de graduação em tecnologia de helicópteros e colaboração na criação de uma disciplina em asas rotativas. “Essa parceria veio para ficar, pois há muita experiência dos dois lados para compartilhar”, sintetizou Antônio Pugas, vice-presidente da Sikorsky na América Latina, fabricante de Black Hawk e o Sea Hawk, dois dos helicópteros militares usado em diversos países, inclusive no Brasil.

Segundo o professor Sakane, “as primeiras aeronaves desenvolvidas no DCTA foram o Convertiplano (aeronave de decolagem e pouso vertical) e o Beija-Flor, este, um helicóptero, que alçou voo e que proporcionou, também o primeiro ensaio em voo neste Centro. No entanto, após esse início com asas rotativas, o foco se voltou para aeronaves de asas fixas, dando origem à Embraer. Para o ITA, portanto, esse acordo com a Sikorsky, nos permitirá oferecer novas disciplinas e implantar um Laboratório com um simulador de helicóptero, o que representa, de certa forma, um retorno às origens.”

“Essa iniciativa conjunta do ITA e da Sikorsky é estratégica para o desenvolvimento econômico do país, uma vez que eleva a competitividade empresarial através do fomento à tecnologia e inovação”, disse o secretário Cavali. O Brigadeiro Ronaldo Yuan, Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA reforça: “aprimorar o conhecimento em asas rotativas fortalece não só o ITA e a Força Aérea Brasileira, mas toda a cadeia produtiva do setor aeronáutico nacional”.