Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA é credenciado como Unidade EMBRAPII

Publicado em 25/05/2021 – 16h46min

 

A cooperação possibilitará desenvolver projetos na área de Sistemas de Transmissão de Potência Veicular

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, na 2ª feira (24), o lançamento oficial de seu credenciamento como uma das mais novas Unidades EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). A proposta apresentada pelo ITA foi selecionada pela “Chamada Pública EMBRAPII 04/2020 Programa Rota 2030”, que também credenciou grupos da USP, UFMG e UCS.

A EMBRAPII é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica, públicas ou privadas, fomentando a inovação na indústria brasileira. A Associação atua por meio da cooperação com estas instituições, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Desde sua criação, são contabilizados mais de 1.200 projetos de pesquisa com fomento superior a R$ 1,7 bilhão e quase 500 pedidos de propriedade intelectual.

As instituições de pesquisa credenciadas como Unidade EMBRAPII atuam na prospecção de novos negócios e na alocação dos recursos recebidos, com o compromisso de buscar resultados para as empresas parceiras. O modelo de operação da EMBRAPII foi concebido para induzir a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica e empresas industriais, explorando a sinergia entre ambas e estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas.

A Unidade EMBRAPII será gerida pelo Centro de Competência em Manufatura (CCM) do ITA, tendo direção geral do Professor Doutor Ronnie Rego. A particular chamada credenciou grupos em temáticas priorizadas pelo Programa ROTA 2030, programa estratégico de mobilidade e logística do governo federal. Nesse contexto, o CCM foi habilitado para desenvolver projetos na área de Sistemas de Transmissão de Potência Veicular, atuando de forma multidisciplinar e integrada nas áreas de Design, Manufatura e Monitoramento e Controle de Sistemas de Transmissão.

Desde 2006, o CCM já executou 104 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em cooperação com a indústria. Dentre outras, destacam-se as experiências cooperativas com: General Motors, FCA, Mercedes-Benz, Eaton, ZF e ZEN (automotivo); Petrobras (óleo e gás); Embraer e Akaer (aeronáutico); SEW Eurodrive, Gerdau, Stackpole, Höganäs e ArcelorMittal (metal-mecânico); Braskem (petroquímico); Rio Energy e Eolic Future (eólico), representando um amplo leque de empresas brasileiras e multinacionais de diferentes setores.

“O foco da Unidade EMBRAPII do ITA é muito bem delineado, com aplicação no setor automotivo, especificamente na área de engrenagens, que é uma lacuna muito relevante da tecnologia nacional. Esses conhecimentos podem ser transbordados para outros setores fora do ambiente automotivo, como nas áreas de Aeronáutica e de Defesa. É um importante legado que o ITA oferece tanto para a sociedade quanto para o Ministério da Defesa através da Força Aérea Brasileira”, afirma o reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia.

Entre as vantagens do modelo de operação EMBRAPII, constam a negociação direta do projeto entre a empresa e a Unidade EMBRAPII; a aprovação e a contratação diretas entre a empresa e a Unidade EMBRAPII; os recursos disponíveis nas Unidades EMBRAPII; o fluxo contínuo: a qualquer momento projetos podem ser propostos, sem esperar um edital.

A implementação da Unidade fortalecerá ainda a consolidação da atuação de outras inciativas na mesma direção, como o Fraunhofer Project Center for Advanced Manufacturing at ITA (FPC@ITA), o Engrena ITA e Laboratório Aberto. Todo esse mecanismo é potencializado por um objetivo comum: intensificar o aumento da competitividade da indústria do Brasil e de sua participação como vanguarda no cenário mundial.

Mais detalhes sobre a Unidade EMBRAPII de Transmissão de Potência CCM-ITA podem ser encontrados no link abaixo.

https://embrapii.org.br/unidades/unidade-embrapii-de-transmissao-de-pote...

 

Fonte: ITA e EMBRAPII

Edição: DCS/ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA