Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA é destaque na maior feira científica do país

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica participou da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Maceió esse ano.

 

O evento, que aconteceu no período de 21 a 28 de julho, contou com mais de 250 atividades, com a participação de pesquisadores renomados e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I. As apresentações foram distribuídas em 85 conferências, 72 mesas-redondas, 41 minicursos, 21 oficinas, 18 sessões especiais, cinco assembleias e 10 encontros.

 

O estande do ITA apresentou as formas de ingresso no Instituto e na Aeronáutica, além de 4 projetos de ciência:

·         ITASAT-1 – o satélite enquadrado na categoria de nanossatélite, utiliza um padrão comercial denominado CubeSat.

 

·         Manufatura aditiva (MA) - disseminada principalmente pelas impressoras 3D, é uma evolução da prototipagem rápida no sentido que cria um produto físico e personalizado, a partir de um arquivo digital (CAD 3D).

 

·         ITAndroids - projeto desenvolvido por alunos e professores do ITA, com projetos de engenharia na área de robótica. Foram apresentadas 3 categorias de futebol de robôs, as quais a equipe participa de competições internacionais.

 

·         Levitação acústica – o protótipo tem como objetivo obter a levitação de pequenas partículas a partir de ondas sonoras.

 

Muitas escolas e famílias compareceram ao evento, sendo um dos maiores públicos dos últimos anos. No estande do ITA, também compareceram personalidades do meio científico, como Lucas Fonseca, da Missão Garatéa, Ana Zeri do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e o ex-reitor do ITA e atual diretor-presidente da FAPESP, Carlos Americo Pacheco.

 

Para Misael Cavalcanti, aluno do 1º ano e alagoano de Maceió, “a possibilidade de se ter um evento dessa proporção num estado onde, infelizmente, a educação é precária, é muito gratificante, principalmente por se envolver jovens e crianças. Muitas pessoas sequer conheciam o ITA e até a Força Aérea, e na SBPC pude fazê-los conhecidos juntamente com a equipe, além de incentivar outros jovens a perseguirem esse sonho de ingresso na Aeronáutica ou mesmo aqui no Instituto”.

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 02 de agosto de 2018.