Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA doa 100kg de alimentos não perecíveis ao Asilo Santo Antônio

Arrecadação aconteceu em evento cultural promovido pelo Instituto e DCTA

Os alunos do Programa de Pós-graduação Operacional (PPGAO) do ITA doaram hoje (7) 100 kg de alimentos não perecíveis ao Asilo Santo Antônio, casa de repouso para idosos em risco em São José dos Campos. O Asilo é dirigido pelas irmãs franciscanas do Sagrado Coração de Jesus. A ação teve imporante colaboração da Banda de Música do DCTA.

A arrecadação aconteceu durante o evento cultural que abriu o 18º Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa. A Banda Música do DCTA e convidados apresentaram o show da Breakin´All Bigband, tocando canções que marcaram a história da música popular brasileira, como Asa Branca (Luiz Gonzaga), Garota de Ipanema (Tom Jobim), Mas que Nada (Jorge Bem) e Carinhoso (Pixinguinha). Na entrega de hoje, alguns dos militares da banda fizeram uma apresentação aos idosos.

Segundo a irmã Dina José Dos Santos, diretora do Asilo, o estabelecimento sobrevive de doações, dependendo exclusivamente do apoio de famílias, empresas e comunidade. “Temos a nossa festa junina, que já nos ajuda muito na manutenção diária do asilo. Mas neste ano tivemos uma queda nas doações, por conta do cenário econômico. Mesmo assim, o joseense é muito caridoso e sempre nos apoia”, afirma.

O espaço conta com uma equipe de cinco irmãs, assistente social, psicólogas, entre outros profissionais e vários voluntários. A assistente social Elaine Esteves conta que o Asilo acolhe, atualmente, 40 idosos, mas a casa tem capacidade para 42. “A doação é o que move a casa. Temos muitos idosos de risco aqui, oferecemos seis refeições diárias para cada um deles, utilizamos 150 fraldas por dia, então toda doação é sempre muito bem-vinda”, explica.

Qualquer pessoa pode ajudar. Para ser voluntário, basta entrar em contato pelo e-mail asilosso@bol.com.br. O interessado deverá passar por uma entrevista para saber como é possível colaborar.

Aos interessados em fazer doação, seja em produtos, alimentos ou em dinheiro, deve entrar em contato pelo telefone (12) 3921-9493. O Asilo Santo Antônio fica na Rua Coronel José Monteiro, nº 713, no Centro de São José dos Campos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ITA