Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA e Centro de Instrução da Marinha assinam acordo de cooperação

Neste mês de agosto, o ITA e o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), da Marinha do Brasil, assinaram um Acordo de Cooperação Acadêmica e Técnica que tem como principal objetivo promover o intercâmbio de informações, experiências e conhecimentos acadêmicos e técnicos entre professores e instrutores.

Durante a assinatura, estavam presentes o Contra-Almirante Paulo César Demby Corrêa, Comandante do CIAW; o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA; o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, Diretor-Geral do Pessoal da Marinha; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Essa parceria entre as instituições será executada por meio de cursos de Aperfeiçoamento Avançado para Oficiais, revisão de currículos e orientações em trabalhos acadêmicos, além de tarefas técnico-administrativas decorrentes dessas atividades.

A cooperação permitirá aos Oficiais da Marinha, um conhecimento mais aprofundado das tecnologias que consistem os sistemas de armas embarcadas, sendo considerada uma ação estratégica para a Marinha. “Com esta parceria, o ITA e o DCTA dão um salto a mais na cooperação com as Forças Armadas no Brasil, facilitando a interoperabilidade no contexto do Ministério da Defesa”, afirma o reitor Anderson.

O ITA e o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço – DCTA) irão ministrar parte das disciplinas do Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Sistemas de Armas, não apenas pela exclusividade de instalações, equipamentos e docentes, mas também pela inquestionável competência técnica e científica.

Ao longo dos anos, o Instituto vem se aprimorando e tornou-se, atualmente, referência internacional no setor aeronáutico e espacial. Suas atividades são fomentadas pelo governo federal e empresas de alta tecnologia de tradição e excelência, como a Petrobras e Embraer, entre outras.

O ITA também vem ampliando suas parcerias científicas e tecnológicas internacionais, como as cátedras financiadas com doações da indústria aeroespacial nas áreas aeroservoelasticidade, projeto de sistemas e aeronaves, projetos de turbinas e aeroacústica; tendo papel significativo na capacitação e formação de recursos humanos para o setor industrial aeronáutico e aeroespacial.

Fonte: Divisão de Comunicação Social - ITA