Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA forma 252 mestres e doutores no setor da Aeronáutica

Formar profissionais de nível superior altamente qualificados, esta é uma das missões do ITA, que anualmente colabora com um número expressivo de egressos para consolidar o potencial de ciência e tecnologia do país.

Neste último sábado (24) de julho, o Instituto formou 252 profissionais em especializações de interesse da Aeronáutica e aviação em geral, sendo 187 mestres (acadêmicos e profissionais) e 65 doutores. Neste ano, o paraninfo da turma foi o senhor José Raimundo Braga Coelho, presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira). Segundo José Raimundo, os avanços tecnológicos baseados na capacitação e no conhecimento acadêmico científico são de extrema importância ao Brasil. O paraninfo destacou ainda a importância de parcerias internacionais e de projetos espaciais, em especial, o projeto do ITASAT.

Participaram também da cerimônia de colação de grau compondo a mesa, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial; o professor doutor Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA; e o professor doutor Luiz Carlos Sandoval Góes, pró-reitor de pós-graduação e pesquisa do ITA.

História da pós-graduação do ITA

Pioneiro na criação da pós-graduação em engenharia no país, o ITA lançou sua primeira turma em 1961. Já em 1970, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico incluía o ITA entre os centros de excelência em pós-graduação em engenharia. Em 1975, o Conselho Federal de Educação credenciou a pós-graduação do Instituto no nível mestrado e em 1981, no nível doutorado.

O primeiro título de mestre foi conferido pelo ITA em 1963, e o primeiro título de doutor em 1970. Até o momento, considerando as turmas deste ano, o ITA já formou 2.163 mestres, dentro 248 militares; 669 doutores, sendo 38 militares; e 1.147 mestres profissionais, sendo 36 deles militares.

Cursos de pós-graduação do ITA

O ITA oferece os seguintes programas de pós-graduação nos cursos de mestrado e doutorado:

  • Engenharia Aeronáutica e Mecânica nas áreas:
    Aerodinâmica, propulsão e energia;
    Mecânica dos sólidos e estruturas;
    Materiais e processos de fabricação;
    Sistemas aeroespaciais e mecatrônica;
    Mecânica de voo.
     
  • Engenharia Eletrônica e Computação
    Dispositivos e sistemas eletrônicos;
    Informática;
    Micro-ondas e optoeletrônica;
    Sistemas e controle;
    Telecomunicações.
     
  • Física
    Física atômica e molecular;
    Dinâmica não linear e sistemas complexos;
    Física nuclear;
    Física de plasmas.
     
  • Engenharia de infraestrutura aeronáutica
    Transporte aéreo e aeroportos;
    Infraestrutura aeroportuária.
     
  • Ciências e tecnologias espaciais*
    Física e matemática aplicadas;
    Propulsão espacial e hipersônica;
    Química dos materiais;
    Sensores e atuadores espaciais;
    Sistemas espaciais, ensaios e lançamentos;
    Gestão tecnológica.

    *Em associação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço
     

  • Pesquisa operacional*
    Métodos em otimização
    Gestão e apoio à decisão.

    *Em associação entre a Unifesp e ITA, aprovado em 2015 pela CAPES

Existe ainda o programa em aplicações operacionais inserido nos programas regulares que abrange as áreas de guerra eletrônica, comando e controle, sistema de armas e análise operacional, todos aplicados ao Comando da Aeronáutica e outras Forças Armadas.

O curso de mestrado profissional é oferecido pelo programa em engenharia aeronáutica e mecânica e contempla as áreas engenharia aeronáutica; segurança de aviação e aeronavegalidade continuada; e produção.

Fonte: Divisão de Comunicação Social – ITA