Formandos receberam os diplomas em três diferentes cursos
Publicado em 19/08/2025 - 08h15
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, nesta sexta-feira (15), a cerimônia de formatura da Pós-Graduação Lato Sensu, com a entrega de diplomas a 31 militares da Força Aérea Brasileira que concluíram três diferentes cursos. O evento ocorreu no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).
Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do ITA correspondem a uma especialização, ou seja, um aprofundamento dos conhecimentos obtidos pelos estudantes após a conclusão da graduação. Todos os temas que são tratados durante a formação, são selecionados de forma estratégica pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), da Força Aérea Brasileira (FAB).
Três cursos foram finalizados e tiveram os certificados entregues: Especialização em Análise Operacional (CEAO), Especialização em Análise e Seleção de Sistemas de Armas (CASSA) e Curso de Especialização em Operações de Sistemas Espaciais (CEOSE). Na ocasião, também foram prestadas homenagens a professores e instrutores escolhidos pelas turmas, além do reconhecimento aos formandos que mais se destacaram.
A cerimônia foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiute, e contou com a presença do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, da Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, a Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, e o Pró-Reitor de Pós-Graduação do Instituto, Professor Doutor André Valdetaro Gomes Cavalieri.
Ao se dirigir aos formandos, o Reitor do ITA destacou que o momento representa “a consolidação de um compromisso com a excelência técnica, com o serviço à Pátria e com a missão maior da Força Aérea Brasileira de garantir a soberania do espaço aéreo e de ampliar a presença e a capacidade do Brasil no setor Aeroespacial”. “Esse é um momento de se comemorar, pois se trata de um ganho de profissionais com uma excelente formação, levando ainda mais conhecimento e cultura acadêmica aplicável ao setor operacional””, acrescentou a Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Vivian.
O Capitão Aviador Ramiro de Paiva Fagundes, formando no curso de Especialização em Análise Operacional, ressaltou que o período de aulas foi “um desafio, mas acredito que poderei auxiliar ainda mais nas atividades da FAB com os conhecimentos adquiridos”. Para mim, é a realização de um segundo sonho. O primeiro era ser aviador, o que alcancei, e hoje chego à conclusão do segundo, que é concluir uma formação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica”, completou.
Fonte: ITA
Foto: ITA