Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA forma turmas de 2023 dos cursos de pós-graduação lato sensu

Mais de 30 formandos receberam os diplomas durante cerimônia

 

Publicado em 05/12/2023 – 08h20

 

No dia 1º de dezembro de 2023, foi realizada, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a cerimônia de formatura dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu com a entrega de diplomas aos militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e estudantes civis que concluíram os estudos de especialização. Durante o ato também foram prestadas homenagens aos alunos que se destacaram durante o ano, assim como para professores e instrutores.

O evento foi presidido pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, que, na ocasião, foi recepcionado pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

Durante a solenidade, também estiveram presentes Oficiais Generais do DCTA e os Pró-Reitores do ITA, além do paraninfo da turma, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira.

A Pós-Graduação Lato Sensu é um programa acadêmico realizado após a conclusão da graduação. Formaram-se, nesta oportunidade, os estudantes do Curso de Especialização em Engenharia e Armamento Aéreo (CEEAA), Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), Curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-SAFETY) e do Curso de Especialização em Operações de Sistemas Espaciais (CEOSE).

O Reitor, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, reforçou que os estudantes avançaram por uma etapa importante da carreira. “O ITA é pioneiro em estudos de Pós-Graduação em Engenharia e, ao longo dos anos, tem visto crescer a busca pelas especializações. A continuidade da formação de profissionais com conhecimentos cada vez mais aprofundados faz parte da manutenção do legado que criamos”, disse.

HOMENAGENS

Escolhido pelos alunos como paraninfo da turma, o Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira, também se formou na Pós-Graduação Lato Sensu do ITA, no Curso de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético. Além disso, possui todos os cursos da carreira, curso de Piloto de Caça e Líder de Esquadrilha de Caça, curso de Ensaios em Voo, entre outros.

Em seu discurso, o Brigadeiro Rodrigo destacou a relevância de cada especialidade e demonstrou como elas convergem para a projeção do Brasil como um país capacitado na criação de soluções disruptivas. “A partir de hoje os senhores passam a fazer parte de um grupo diferenciado pelo nível de assessoramento que são capazes de prestar. Fica o desafio de continuarem elevando o nível de capacitação que receberam dessa escola de tão alto gabarito”, completou. Ao final foi agraciado com uma homenagem, entregue por alunos da Pós-Graduação Lato Sensu.

CURSOS

O CEEAA é oferecido pelo ITA com apoio da Divisão de Sistemas de Defesa do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) visando formar profissionais com amplo conhecimento de sistemas e subsistemas de armamentos aéreos. O curso tem por finalidade atender à demanda da FAB de profissionais capacitados para atuar em atividades de pesquisa e desenvolvimento de armamentos aéreos.

Já o CEAAE atende a uma demanda do Comando de Preparo (COMPREP) e conta com apoio técnico do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP). O objetivo é formar especialistas capacitados a analisar a metodologia e a tecnologia empregadas na interação de equipamentos e sistemas com o ambiente eletromagnético.

O PE-SAFETY, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, teve início em 2004, numa cooperação entre o ITA e organizações militares do DCTA, além de órgãos e empresas do setor aeronáutico. O curso visa à integração de competências existentes em Engenharia Aeronáutica, gerenciamento de crises e planejamento de contingências, negócios em aviação, certificação aeronáutica, entre outros.

Por fim, o CEOSE, que está sendo oferecido pela primeira vez na grade do ITA, tem por finalidade ampliar e aprofundar a formação de especialistas em operação de sistemas espaciais capacitados a entender os conceitos e arquiteturas de uma missão espacial, além de prever atividades e organizações ao longo do ciclo de vida, modelar e simular sistemas e conceitos de missões espaciais.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA