Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA inaugura espaço no Parque Tecnológico

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou nesta terça-feira (14), o "Espaço ITA", dentro do Parque Tecnológico São José dos Campos. Esta é a primeira vez que o Instituto mantém uma unidade fora do campus.

O objetivo é estar mais próximo do setor produtivo, fomentando pesquisas principalmente para o setor aeronáutico e aeroespacial. “Estar no Parque Tecnológico, é uma maneira de promover maior interação do Instituto com empresas do setor e com o próprio Parque”, diz o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia. “Assim, o ITA reforça sua missão que envolve a promoção das ciências e das tecnologias relacionadas com as atividades aeroespaciais”, complementa.

Em cerimônia solene, que contou também com a presença do diretor geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antonio Raupp; o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Alberto Alves Marques Filho; o presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos, Juvenil Silvério; vice-diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos; e o presidente do IPT, Fernando José Gomes Landgraf; entre outras autoridades.

O Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos destaca a importância da parceria com a indústria no setor de ciencia e tecnologia. "Esse é um espaço a mais para fomentar a interação com empresas nacionais e internacionais", enfatizou.

“A missão do Parque é ser articulador de parcerias, por isso, presenciar a união de duas instituições de peso, que visam um mesmo objetivo, é muito importante. Queremos fomentar o desenvolvimento tecnológico e industrial do país por meio da pesquisa e desenvolvimento, além de criar condições para que as instituições possam interagir nesse sentido. O ITA sempre apoiou todas as atividades aqui do Parque sempre estando presente, e agora essa presença é oficial”, afirmou Raupp.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Campos, Alberto Alves Marques Filho, afirmou que "esta formalização só impulsiona o que já é uma parceria de sucesso". De acordo com o secretário, "em todas as atividades do Parque Tecnológico nota-se a presença constante de engenheiros e pesquisadores oriundos do ITA, que sempre foi fator central no desenvolvimento do Parque Tencnológico, e agora inaugura um local muito adequado para encaminhamento de projetos e assuntos do seu interesse. Estas aproximações físicas sempre rendem novas ideias e novos experimentos, portanto são muito positivas", concluiu.

Ampliando as parcerias

O ITA assinou, ainda durante o evento de hoje, um Acordo de Cooperação Técnica firmado com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). O Acordo tem o objetivo de estabelecer cooperação para o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e pesquisas na área de materiais e estruturas leves, na parceria com o IPT. Outra vantagem é ainda poder utilizar a infraestrutura do Laboratório de Estruturas Leves (LEL), do IPT, instalado no Parque.

“Para nós, do IPT, é um momento muito importante, por formaliza ações que já vinham acontecendo, além de proporcionar condições mais solidas de parceria”, discursou Landgraf.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ITA