Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITAndroids Retorna Vitoriosa da LARC

Equipe formada por alunos do ITA subiu ao pódio três vezes

Entre os dias 18 e 22 de Outubro ocorreu a 12ª Competição Brasileira de Robótica (CBR), juntamente com a Competição Latino-Americana de Robótica (LARC). Os evento s reuniram 144 times e 705 competidores, e a ITAndroids sobressaiu-se, sendo a equipe mais vezes premiada nas competições universitárias.

A equipe de robótica formada pelos alunos do ITA disputou com 26 membros em seis categorias da competição, e superou adversários para chegar ao pódio em três modalidades. O desempenho do grupo foi particularmente bom nas simulações de partidas de futebol. Na categoria Simulação 2D (RoboCup 2D Soccer Simulation), que tem como foco o desenvolvimento de Inteligência Artificial para uma estratégia conjunta entre os jogadores, a ITAndroids conquistou o primeiro lugar pela terceira vez consecutiva, sagrando-se tetra campeã nesta modalidade.

A equipe também teve sucesso na categoria Simulação 3D (RoboCup 3D Soccer Simulation), ficando em segundo lugar. Nessa modalidade, cada jogador é modelado como um robô humanóide com 22 juntas, e, por isso, surgem complicações associadas à movimentação dos jogadores, que devem ser executadas a partir do controle de cada junta individual.

Além dos triunfos nas modalidades virtuais, o grupo de alunos do ITA pôde comemorar um terceiro lugar na categoria Robocup Humanoid Kid Size, que consiste de um campeonato de futebol no qual as equipes são formadas por robôs humanóides de no máximo 90 cm de altura.

A ITAndroids também participou das categorias IEEE Very Small Size, IEEE Standard Educational Kit (SEK) e IEEE Humanoid Robot Racing. Embora tenham sido feitas muitas conquistas, os integrantes da equipe acreditam que o que é realmente importante é o aprendizado propiciado pelo trabalho. “É sempre positivo quando os resultados são bons, porém o mais importante é que pudemos aprender a aplicar nossos conhecimentos. Nesse sentido, o trabalho na ITAndroids complementa a formação do ITA.”, conta José Lucas, aluno do primeiro ano da graduação do ITA e membro da ITAndroids. O jovem comenta ainda sobre a dificuldade em conseguir recursos. “Precisamos de mais apoio. Em muitos momentos a escassez de patrocinadores foi um problema. Se o ITA não tivesse pago nossa inscrição na CBR, não teríamos competido. Espero que eles também possam nos ajudar a participar da RoboCup, que é a competição mundial, no próximo ano.”

Mesmo com o sucesso atingido, a equipe também reconhece que ainda há muito a melhorar: “Acredito que nós tenhamos atingido um bom nível na parte de software, mas, em toda competição na qual participamos, percebemos que somos inferiores em confecção de hardware quando comparados a outras universidades de ponta. Isto se deve, em parte, ao forte enfoque teórico do ensino do ITA e à falta de um espaço para que os alunos confeccionem seus projetos de Engenharia. Conseguir esse espaço seria um grande passo para nos aproximarmos das melhores universidades.”, conta Marcos Máximo, atual presidente e professor orientador da equipe. O professor comenta ainda dos planos para o próximo ano: “Já começamos a nos preparar para as próximas competições, com foco na RoboCup 2015, em que pretendemos participar nas 3 ligas em que fomos premiados na LARC. Porém, por enquanto, nossos recursos são insuficientes para custear a participação da equipe e para adquirir hardware que nos torne aptos competir a nível internacional no humanóide. Em 2012 e em 2013, eu e outros amigos tivemos que arcar com a maior parte das despesas para participar da RoboCup, que ocorreu no México em 2012 e na Holanda em 2013. Não gostaria que isso acontecesse novamente com os alunos. Aliás, gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer às organizações que nos apoiam. Os patrocínios das empresas CESAR, Poliedro e Mectron foram essenciais para desenvolver os projetos. Também agradecemos ao ITA e à Associação Acadêmica Santos-Dumont (AASD) por todo o apoio.”

A RoboCup é uma competição internacional que visa fomentar pesquisa e desenvolvimento em Robótica e Inteligência Artificial. Participam da competição laboratórios de pesquisa mundialmente reconhecidos. Assim, os projetos envolvem desafios complexos, de modo a representarem ótimas oportunidades de aprendizado para os alunos e para a pesquisa acadêmica. Em 2015, a RoboCup ocorrerá em Hefei, na China.