Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITAndroids vence o Winter Challenge

Entre os dias 12 e 15 de setembro de 2019 ocorreu o Winter Challenge 2019. O evento aconteceu em Concórdia, Santa Catarina, e reuniu muitas equipes de robótica do Brasil em 17 categorias diferentes.

A equipe de robótica do ITA faz parte do Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos (LAB-SCA), que pertence à Divisão de Ciência da Computação; e é formada pelos alunos de gradução, alunos de pós-graduação e professor do ITA. Nessa competição, o time foi representado por 7 membros e conseguiu dois troféus nas duas categorias que participou. No Very Small Size, a equipe ganhou o primeiro lugar, sendo a quarta competição nacional que participa e vence. Na Simulação 2D, o time ficou em terceiro lugar e conseguiu, mais uma vez, um troféu para a estante.

Como muitas equipes de futebol de robôs do Brasil foram ao evento, mesmo sendo voltada para a guerra de robôs, a competição foi um bom indicativo de que a equipe está seguindo o caminho certo, além de motivar os membros, como disse Levy Bruno, aluno do 1º ano do Fundamental: “A experiência que tive na Winter Challenge foi muito importante para mim, principalmente por ter sido minha primeira competição. Achei fantástico o clima proporcionado por uma disputa desse porte e poder ter tido a oportunidade de acompanhar o trabalho da iniciativa sendo colocado à prova frente a outras equipes.”

Além disso, como disse Nicholas Sharam, aluno do 2º ano do Fundamental, "participar de competições como a Winter Challenge é essencial para nosso desenvolvimento como engenheiros. Resolver problemas reais ao vivo e a troca de conhecimento e experiência com outras equipes é extraordinário, sendo algo que muitas vezes não se tem num curso puramente teórico."

A equipe acredita ter conquistado um resultado expressivo. Mas, como disse o professor orientador e presidente da ITAndroids Marcos Máximo, "mais importante que os resultados conquistados é a formação dos alunos dentro do contexto de um projeto de pesquisa e desenvolvimento". Além disso, ele complementa: "Gostaria novamente de agradecer o suporte dos nossos patrocinadores e apoiadores, que tem nos permitido desenvolver os robôs e participar das competições."

Agora, depois desse resultado obtido nacionalmente, o foco da equipe será a competição latino-americana, a LARC, que acontecerá no Rio Grande do Sul neste ano. Nesse evento, comparecem equipes de todo o Brasil e ainda algumas equipes de outros países latino-americanos. Por isso, é um dos melhores indicativos de como a equipe está nacionalmente.

Fonte:Prof. Marcos Máximo

Edição:Divisão de Comunicação Social

Publicado 04 de novembro de 2019