Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA participa da 68ª Reunião Anual da SBPC

O ITA participa, de 3 a 9 de julho, da maior feira científica da América latina, a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC.

O evento, focado na divulgação da ciência, é uma oportunidade ímpar de acesso ao conhecimento científico e a desmistificação da ciência. Para o professor Jorge Ricardo, da Escola Municipal Paulo Freire, situada em Santa Cruz de Cabrália, “é uma oportunidade única participar de um evento desse porte, de nível internacional. Estamos em uma região carente e temos que aproveitar ao máximo, pois é um evento único da vida desses meninos (alunos) e ficará para sempre na memória deles”.

O ITA trouxe, este ano, três projetos para apresentar aos visitantes: ITAndroids, ITASAT e Arte com reciclável. Conheça cada um desses projetos:

ITAndroids

Os alunos criaram o projeto ITAndroids com o objetivo de participar de competições de robótica, como a RoboCup, entre outras. O grupo é formado por cerca de 70 alunos da graduação e é focado no desenvolvimento de habilidades de programação, eletrônica e outros conhecimentos ligados à engenharia. Para a feira, trouxeram dois projetos de simulação de futebol de robôs, que competem em disputas nas versões 2D e 3D. Os jogos são baseados em inteligência artificial e a interface de “game” é atrativa aos jovens.

ITASAT

O ITASAT é um satélite universitário e tem como principal proposta treinar mão de obra e recursos humanos para projetos em setores espaciais. O foco principal é aplicar a engenharia de sistemas para integração de soluções comerciais de modo a atender as necessidades da missão, além do desenvolvimento do software de bordo, e o desenvolvimento de filosofias e planos de integração e testes. O projeto tem também outras propostas, como, por exemplo, a utilização de pequenos satélites em missões estratégicas e o experimento com a comunidade do radioamador.

Projeto com Recicláveis

O projeto com recicláveis é uma iniciativa que, apesar do início despretensioso, hoje utiliza resíduos eletrônicos na construção de peças com uso pedagógico em atividades da disciplina de Física, nos anos iniciais da graduação. Atualmente, tem trabalhado no desenvolvimento de acesso remoto a laboratório didático que realizam experimentos científicos com artefatos baseados na reutilização dos materiais eletrônicos. O robô reciclado interage com o público e chamou a atenção até do ministro da Ciência, Tecnologia Comunicações e Inovações, Gilberto Kassab.

O reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, em sua primeira visita ao evento, declarou que “aqui o visitante tem acesso há um conhecimento que está em muitos institutos de pesquisa, inclusive o ITA. Essa participação é muito importante para levar a sociedade o que é produzido lá (ITA)”.

Segundo a organização do evento, 4.238 projetos foram inscritos. Esta edição da RA da SBPC reúne ainda 487 palestrantes, mais de 400 monitores e 107 constituintes da Comissão Local, totalizando mais de 5.200 participantes. A expectativa é de que, durante a semana, mais de 10 mil pessoas visitem o evento, que é aberto ao público. A programação científica acontece de 4 a 8 de julho.
 

Assessoria de Comunicação Social – ITA
imprensa@ita.br