Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA participa da 71 reunião da SBPC 2019

Entre os dias 22 e 27 de julho, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participou do maior encontro científico da América Latina, a 71º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Campo Grande -MS.

Com público médio de 30mil pessoas, o evento contou com conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, sessões especiais, assembleias e encontros, além da grande exposição de Ciências de diversas organizações, entre institutos de pesquisas e universidades.

O estande do ITA, na área da Expotec, apresentou as formas de ingresso no Instituto e na Força Aérea, além de 3 projetos de ciência:

  • Cubesats ITASAT e SPORT: parte das ações da Agência Espacial Brasileira (AEB) para fomentar projetos na área espacial, o ITASAT-1, foi lançado em dezembro de 2018 e teve como principal objetivo, capacitar recursos humanos. O projeto SPORT é uma parceria com a NASA, INPE e outras 3 universidades americanas e visa estudar os efeitos das bolhas de plasma na ionosfera, a fim de que seja possível prever e mitigar seus efeitos, sobretudo nas telecomunicações.
  • MANUFATURA ADITIVA: é uma evolução da prototipagem rápida no sentido que cria um produto físico a partir de um arquivo digital (CAD 3D). Nessa técnica múltiplas camadas são depositadas para a construção da geometria do produto. Para estimular os jovens, levamos o desafio de um quebra-cabeça 3D de apenas 6 peças, feito na impressora.
  • BLEU BOX: é um projeto que resultou de um desafio estratégico para o ITA e ESPM, a partir de uma necessidade de uma empresa do setor hidráulico. O projeto parte da proposta da criação de um filtro de água, a partir do grafeno, capaz de reutilizar a água que seria destinada ao esgoto e viabilizando um consumo sustentável e econômico da água, em unidades pequenas, como residências.

Durante os seis dias de eventos, o estande despertou o interesse de estudantes desde o fundamental ao superior, além de ter sido passagem obrigatória de autoridades e da mídia. Para o aluno do 3º ano de engenharia aeronáutica Luiz Gustavo de Oliveira, “é gratificante divulgar o trabalho desenvolvido dentro da nossa instituição. Mais incrível ainda é compartilhar o conhecimento, aprender sobre outros projetos, outras universidades, outras experiências e outras visões do que é e como fazer ciência. Acredito que existem dois Luiz, um antes e depois da reunião da SBPC”.

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 30 de julho de 2019.