Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA passa a integrar o Grupo Tordesilhas

No período de 11 a 13 de novembro, aconteceu o XIX Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, realizado na Universidade de Granada (Espanha). O ITA foi convidado e aceito no seleto grupo de universidades integrantes.

O Grupo Tordesilhas é uma rede acadêmica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha, que visa promover a cooperação no domínio da Ciência e Tecnologia. Atualmente, o Grupo é formado por: 10 universidades portuguesas; 21 universidades espanholas e 27 universidades brasileiras (USP, UNICAMP, UnB, UFRJ, entre outras).

O ITA passou a integrar o grupo, apesar de não ser uma universidade, segundo a Reitora da Universidade de Granada, Pilar Aranda, o convite e aceitação do Instituto foram devido a sua "reconhecida excelência acadêmica".

No encontro, o ITA foi representado pelo Vice-Reitor, Professor Doutor Claudio Jorge Pinto Alves. Para ele, a entrada do ITA no Grupo Tordesilhas é mais um passo na sua integração internacional, pois “são abertas novas possibilidades de interação com as principais universidades da Espanha e de Portugal”.

O Grupo incentiva a criação de colégios doutorais que hoje estão focados em quatro áreas: Física, Saúde Pública, Línguas e Enfermagem. Esses colégios propiciam pesquisas e intercâmbios a seus integrantes por meio de chamadas patrocinadas por entidades  apoiadoras.

Mais informações no site: https://www.grupotordesillas.net/pt/

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 21 de novembro de 2018.