Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza formatura de 118 novos engenheiros

Publicado em 21/12/2021 – 10h59min

 

Turma de 2021 formou 80 civis e 38 militares nos cursos de Engenharia do Instituto

 

No último sábado, 18 de dezembro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou a cerimônia de formatura de 118 novos engenheiros, formandos da turma 2021, dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, a solenidade contou com as presenças do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e de representantes da Marinha do Brasil, além de outras autoridades militares e civis que prestigiaram o evento.

Neste ano, o Instituto formou 80 civis e 38 militares. Um dos destaques e momentos mais aguardados da cerimônia é a premiação anual, realizada pelo Instituto, das Láureas Magna Cum Laude, para os que tenham obtido média geral (MB) acima de oito e meio com no mínimo 50% de notas de disciplina louvor (L), ou seja, acima de nove e meio; e Summa Cum Laude, láurea máxima, outorgada aos formandos que obtiveram média geral louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a nove e meio na escala de zero a dez. Na turma de 2021, 8 alunos registraram a média necessária para a Magna Cum Laude e 8 alcançaram a média louvor para a Summa Cum Laude. Desde o início do Instituto até a presente data, foram concedidas 66 láureas Magna Cum Laude e 49 Summa Cum Laude.

O paraninfo de 2021, Sidney Breyer, iteano da turma de 1993, empreendedor e investidor de diversas iniciativas, discursou para os formandos e compartilhou um pouco de sua experiência vitoriosa de vida. Sidney resumiu seu discurso nas seguintes palavras: gratidão, possibilidades, aprendizado e ação. Conforme proferido aos novos engenheiros, “intenção sem ação é ilusão”, instigando-os a colocarem em prática todo o aprendizado adquirido já ao término da cerimônia de formatura.

Momento marcante da solenidade foi a homenagem concedida ao patrono da turma. O professor da Divisão de Computação (IEC) Fábio Carneiro Mokarzel, falecido em 2021, foi o escolhido neste ano e, na cerimônia, esteve representado por sua filha e por sua esposa, Ilda Alves dos Santos Mokarzel.

Durante o discurso como orador da turma, o engenheiro Pedro Guttierrez Silveira agradeceu ao ITA pelo apoio e, especialmente, aos colegas por todos os momentos vividos e compartilhados. “Com a grande honra de se formar no ITA, carregamos a grande responsabilidade de nos formarmos no ITA. Quanto ao sucesso e ao brilho de todos vocês, ninguém aqui tem a menor dúvida: vocês são o ITA. Façam disso uma oportunidade de deixar um mundo melhor do que esse que encontramos quando chegamos aqui”, declarou emocionado a todos.

Para finalizar a cerimônia, o Diretor-Geral do DCTA desejou suas felicitações aos formandos, ressaltando o orgulho e o sentimento de emoção a cada diploma do ITA que assina. Destacou o papel fundamental da família nessa caminhada e agradeceu por confiarem aos cuidados da instituição seus bens mais preciosos. “Formandos, ao deixarem esse centro de conhecimento, continuem perseverando na busca pelo conhecimento, por meio da pesquisa e da inovação, mas não se esqueçam das ações! Muitos dos produtos da FAB, que agregam alta densidade tecnológica nas esferas civil e militar, tornaram-se possíveis, direta ou indiretamente, em virtude da formação dos engenheiros do ITA ao longo das últimas décadas”, frisou em suas palavras finais.

O Reitor do ITA concluiu a cerimônia agradecendo ao Diretor-Geral e às demais autoridades pela presença e parabenizou a conquista dos alunos, destacando o papel da “gratidão”, nos gestos e palavras de cada um durante toda a solenidade. Como surpresa de encerramento, todos os presentes puderam assistir à exibição executada pela Esquadrilha da Fumaça da FAB.

Fotos da cerimônia podem ser conferidas aqui

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA