Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe treze novos docentes

O ano letivo no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) iniciou com doze novos docentes, que tomaram posse e entraram em exercício na última semana, sendo que haverá, ainda, a convocação de um suplente. Os professores recém-chegados vêm para complementar um time de 150 docentes, dos quais 84% são doutores. 

A Pró-Reitora de Administração, Eliana Martins, explica que o concurso para a contratação desses professores, cujas provas aconteceram na segunda metade de 2013, não fez parte do plano de expansão do ITA, mas serve para repor aposentadorias e falecimentos. “Estamos trabalhando no lançamento de um novo edital, em conformidade com esse momento de ampliação do Instituto, com a abertura de 60 vagas. Já definimos os perfis que queremos, pois são vagas muito específicas, e montamos uma força-tarefa que nos possibilite divulgar esse novo concurso em universidades brasileiras e estrangeiras, para angariarmos candidatos qualificados. Porém, estamos correndo contra o tempo para que o processo não esbarre nas eleições”, afirma a Pró-Reitora. 

A Dra. Sueli Sampaio Custódio é uma das recém-chegadas. Graduada em direito, mestre em ciência política e doutora em ciências sociais, a professora, que leciona há 18 anos, estreou no ITA nas disciplinas de ética e noções de direito. A Dra. Sueli, que já passou pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, mais recentemente, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirma que, apesar da longa experiência em sala de aula, esta é a primeira vez leciona para graduandos em engenharia. “Meu objetivo é, nos próximos semestres, oferecer disciplinas optativas voltadas para o direito aeronáutico, que é um ramo que trata das relações jurídicas relacionadas à aviação e transporte aéreo”, planeja a professora.