Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe visita de membros da Universidade Federal do Ceará

Publicado em 15/09/2021 – 16h03min

 

Grupo também conheceu o Parque Tecnológico de São José dos Campos

 

No último dia 10, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu visita da comitiva da Universidade Federal do Ceará (UFC) composta pelo Reitor da instituição, Professor Cândido Bittencourt de Albuquerque, e pelo Pró-Reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Professor Augusto Teixeira de Albuquerque. O grupo ainda incluiu o Presidente da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS), Hugo Santana de Figueirêdo Junior.

Os visitantes foram recepcionados no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), pelo Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e pelo chefe do Subdepartamento de Administração, Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral. Em seguida, dirigiram-se à reitoria do ITA onde o Reitor, Professor Anderson Ribeiro Correia, juntamente com o Vice-Reitor, Professor Jesuíno Takachi Tomita, realizaram exposição aos visitantes sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto. Por sua vez, o Reitor da UFC apresentou um dos principais objetivos para a visita: prospectar possíveis parcerias no campo da pesquisa do hidrogênio verde, fonte de combustível que utiliza energia limpa como matéria-prima. A UFC busca firmar cooperação mútua em pesquisas de ponta sobre tecnologias aeroespaciais, energias limpas e inteligência artificial. Do Instituto, ainda participaram da reunião o Pró-Reitor de Administração, Coronel Aviador Luís dos Santos Alves, a Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professora Maryangela Geimba de Lima, e o Coordenador do Curso de Mestrado do Ceará, Professor Donizeti de Andrade.

Conforme explicou o Professor Cândido, “é uma alegria para quem participa da Academia visitar o ITA, uma referência que nós temos na produção de novas tecnologias, comprovadamente uma escola de excelência. Não é por acaso que o ITA habita o imaginário dos jovens que querem fazer engenharia no Brasil. Tendo isso em mente, viemos discutir, hoje, a possibilidade de, em parceria com o ITA, com a Embraer e outras empresas, criarmos um polo de pesquisa de hidrogênio verde no Ceará, região que está se tornando hub na área de energia. O hidrogênio verde é o grande ramo que nós vamos tentar desbravar, é uma fronteira a ser explorada”.

Como parte da programação, no período da manhã, os visitantes conheceram o Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde puderam conversar com o Diretor-Geral da instituição, Marcelo Nunes. De volta ao ITA, à tarde, a delegação, ciceroneada pelo Vice-reitor Professor Takachi, e com a participação do Executivo de Inovação da EMBRAER, Engenheiro Carlos Roberto Ilário da Silva, líder do Vertical de Inovação Emissão Zero, visitou o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório que realiza pesquisas direcionadas para o desenvolvimento da indústria, visando à inovação na área de Manufatura, e o Centro Espacial ITA (CEI), responsável, no âmbito do Ministério da Defesa, pela formação de recursos humanos, pela pesquisa e desenvolvimento no setor espacial, onde puderam observar in loco algumas atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas pelo Instituto.

"Foi uma satisfação receber a UFC. Existe uma comunhão de interesses entre as duas instituições pela prospecção de possibilidades de desenvolvimento de tecnologias ligadas ao uso de energias alternativas. Esperamos que possamos estabelecer uma parceria produtiva e rica em conhecimento," afirmou o Professor Anderson.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA