Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITASAT é lançado da Base de Vandenberg na Califórnia (EUA)

O nanossatélite ITASAT, desenvolvido pelo ITA, foi lançado ontem, 03 de dezembro. O veículo lançador, Falcon 9 (SpaceX), levou a bordo o cubesat brasileiro, partindo da Base de Vandenberg, na California, Estados Unidos.

A ISIS, Innovative Solutions In Space, é a empresa holandesa onde o ITASAT foi integrado e testado, e também acompanha o cubesat brasileiro. Eles já confirmaram recebimento de sinais de comunicação do ITASAT, que está em órbita e em funcionamento. No Brasil, os primeiros sinais foram captados pelo radioamador Roland Zumerly, por volta de 22h. A partir de então vários outros radioamadores brasileiros e de outros locais no mundo também conseguiram receber telemetria do ITASAT.

O ITASAT é o primeiro CubeSat 6U desenvolvido pelo ITA e surgiu com a finalidade primária de formação de recursos humanos para o setor aeroespacial, o projeto foi bem-sucedido em todas as etapas de desenvolvimento e sobretudo por formar profissionais que atualmente trabalham em instituições como INPE, ITA e indústrias do setor aeroespacial.

O projeto, fomentado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), foi configurado em 2013 para o padrão CubeSat. Pronto em 2016, foi totalmente integrado para voo na Holanda, onde também passou por testes funcionais, contudo, devido a falhas ocorridas nos lançadores, teve seu lançamento adiado para 2018.

Carregou como cargas úteis um transponder de coleta de dados desenvolvido pelo INPE de Natal (INPE/CRN), um receptor GPS desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceira com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), uma câmera comercial com resolução de 80m por pixel no espectro visível e um experimento de comunicação com a comunidade de radioamadores. Experimento este que permite o armazenamento e posterior envio de mensagens de radioamadores.

O ITA foi o responsável pelo desenvolvimento da plataforma, bem como da integração e testes das cargas pagas. O ITASAT é o primeiro satélite brasileiro a levar a bordo o software de controle de atitude totalmente projetado no Brasil. Com o ITASAT, a equipe de desenvolvimento do ITA ganhou maturidade para propor o desenvolvimento de uma plataforma de cubesat para aplicação em projetos futuros.

 

Sobre a missão de lançamento – SSO-A

O foguete Falcon 9, levou 15 microssatélites e 56 cubosats de entidades comerciais e governamentais, dos quais mais de 30 são de organizações internacionais de 18 países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Itália, Holanda, Finlândia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido, Alemanha, Jordânia, Cazaquistão, Tailândia, Polônia, Canadá, África do Sul, Brasil e Índia. Entre as cargas a bordo, 23 são de universidades, 19 são satélites de imagens, 23 são demonstrações de tecnologia, duas são exposições de arte e uma é de ensino médio. 

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 4 de dezembro de 2018.