Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Professor do ITA é o ganhador do Prêmio José Leite Lopes de 2018

Maurício Tizziani Pazianotto, professor do Departamento de Física do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, é o ganhador do Prêmio José Leite Lopes de 2018. Sua tese de doutoramento foi eleita a melhor entre as oito vencedoras dos Prêmios SBF de Tese de Doutorado 2016, anunciadas em setembro. Sua tese, "Transporte da radiação cósmica na anomalia magnética do Atlântico Sul e aplicação em aeronáutica", realizada sob orientação do professor Brett Vern Carlson, do ITA, e co-orientação do pesquisador Odair Lelis Gonçalez, do Instituto de Estudos Avançados do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IEAv/DCTA), havia sido selecionada pela Comissão de Física Nuclear e Aplicações da SBF como a melhor da área defendida no Brasil entre 2015 e 2016.

Em grande parte da América do Sul, a radiação presente na atmosfera é afetada pelo fenômeno da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, uma anomalia na magnetosfera terrestre que pode afetar a incidência de raios cósmicos na região. A radiação cósmica pode tanto avariar equipamentos eletrônicos, quanto induzir mutações genéticas nos tripulantes de voos de grande altitude, tornando necessário estimar de forma confiável a energia depositada e o tempo de exposição à radiação no interior das aeronaves.

A tese de Pazianotto resultou no desenvolvimento da primeira plataforma computacional sul-americana capaz de calcular a partir de medidas de contagem de nêutrons no solo o campo de radiação cósmica até altitudes de até 80km. "A plataforma permitirá o desenvolvimento de ações em radioproteção de tripulações, a inferência de danos em eletrônica embarcada, bem como acessar respostas de sistemas detectores para este campo de radiação", explica Pazianotto. "Desenvolvemos simulações computacionais para o transporte da radiação cósmica primária e secundária na atmosfera, considerando os efeitos do campo magnético terrestre e a influência da atividade solar".

Pazianotto destaca ainda que o trabalho resultou em colaborações com empresas do setor aeronáutico para a avaliação do ambiente radiativo interno às aeronaves e o desenvolvimento de estudos dos efeitos biológicos das radiação cósmica. Este ano, pesquisadores e professores do ITA, do IEAv/DCTA, da Universidade de Sevilha, Espanha, do Office National d'Etudes et de Recherches Aérospatiales (ONERA), em Toulouse, França, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Hospital do Câncer A.C. Camargo firmaram uma colaboração para aplicar as simulações desenvolvidas em voos em diferentes pontos do Brasil e da Antártida, com o objetivo de estabelecer relações entre a incidência da radiação cósmica nas tripulações e seus efeitos genotóxicos.

O desenvolvimento da plataforma contou com o apoio de pesquisadores e professores do Instituto IEAv/DCTA vinculados ao programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA e da Universidade de Sevilha, através do Projeto para Pesquisador Visitante Especial (PVE) do Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES e do ONERA. Contou com o financiamento da CAPES, da FAPESP (processo 2012/01626-8) e da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

Fonte:Sociedade Brasileira de Física.

Edição Local: Divisão de Comunicação Social do ITA.