Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Mensagem de Final de Ano da Reitoria do ITA

Atualizado em 27/12/2021 – 09h25min

 

Boas Festas!

Vou aproveitar o discurso do paraninfo da formatura dos engenheiros ITA, no último dia 18, para escrever este artigo de fechamento de final de ano. O escolhido dos alunos, o empreendedor da tecnologia Sidney Breyer, formado no ITA em 1993, afirma que a GRATIDÃO deve fazer parte do pensamento dos formandos. Ser grato pela inteligência, pelas habilidades, assim como pelo privilégio de fazer parte desta instituição. Agradecer ao pagador de impostos, mesmo aquele trabalhador mais simples, cujos recursos são investidos em nossa escola, por meio da Força Aérea Brasileira, para a formação de técnicos de alto nível para a sociedade Brasileira.

Quero fazer o mesmo também. Ser grato por dirigir esta escola maravilhosa por mais um ano, tendo uma equipe empenhada e comprometida com os resultados. Se conseguimos mais uma vez empenhar 100% de nosso orçamento, captar recursos recordes de pesquisa junto a empresas e órgãos de fomento, assinar um acordo internacional com o Technion de Israel para o desenvolvimento do ITASAT 2, ser credenciado como Unidade Embrapii, recebermos nota máxima no MEC e sermos avaliados como a melhor escola de nível superior do Brasil pelo ranking do Estadão, além de ter mantido perseverança, comprometimento e resiliência frente a mais um ano de pandemia, no qual formamos alunos da graduação e da pós-graduação conforme a agenda institucional, significa que nossa equipe e nossos alunos mais uma vez trabalharam com afinco para manter nossas atividades em nível de excelência.

Celebramos em 2021 os sessenta anos da pós-graduação do ITA. Em minha apresentação na referida data, fiz um resumo de nossos indicadores, que estão comparáveis a relevantes instituições semelhantes às nossas no Brasil, assim como no exterior. Nossos mestres e doutores estão empregados na indústria e instituições de pesquisa no Brasil, indiretamente entregando aeronaves como o KC-390, Legacy e E2, assim como apoiando no desenvolvimento tecnológico da Força Aérea Brasileira, principalmente no setor espacial. É inegável a participação de centenas de alunos de graduação e pós-graduação do ITA em diversos projetos, como, por exemplo, no desenvolvimento do motor foguete e no demonstrador hipersônico, ambos testados com sucesso neste ano, por meio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

De forma menos tangível, mas não menos relevante, um importante resultado do ITA neste ano é a conclusão do relatório final da CPE – Comissão de Planejamento Estratégico, que contou com a presença de membros internos e externos de alto nível, em termos de representantes da indústria, academia, da Congregação do ITA e também da FAB, por meio do DCTA e do EMAER (Estado-Maior da Aeronáutica). Propostas grandiosas estão no planejamento de nossa instituição.

Usamos muito as redes sociais para dar visibilidade a todas as ações desenvolvidas pelo ITA. Além dos canais oficiais, uso muito as minhas contas pessoais para divulgar nosso trabalho. Ao final do ano, contabilizei pelo menos 500 mil visualizações em minha conta no Linkedin e cerca de 2 milhões de impressões em minha conta pessoal do Twitter, sem contar as mensagens no Facebook e Instagram. Na linha de agradecer ao pagador de impostos, é importante relatar à sociedade Brasileira tudo o que estamos fazendo, apresentando um relatório. Vamos aproveitar todo o material divulgado e produzir um relatório de gestão para deixar registrado os principais eventos e entregas.

Agradecemos a todos os civis e militares que fizeram a diferença em nossa escola, seja de dentro da equipe de colaboradores, seja dos representantes externos. Quando tomei posse em 2016 dei uma entrevista mencionando que o ITA é um motor para o desenvolvimento tecnológico nacional. Nesta linha de raciocínio, nosso motor possui várias peças e engrenagens e algumas delas vão entrar em descanso para que voltemos com intensidade total, pois o país precisa de um ITA potente e veloz! E é essa a nossa promessa renovada constantemente: empenho máximo para uma instituição ainda mais forte a cada ano.

Feliz 2022!

Reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica