Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

NASA aprova “design” do ITA no Projeto SPORT

Entre os dias 19 e 23 de agosto foi realizada a Critical Design Review (CDR) do projeto do satélite SPORT, do qual o ITA participa como desenvolvedor do módulo de serviço (plataforma). Estiveram presentes pesquisadores e engenheiros da NASA Marshall, da Universidade Estadual de Utah (USU) e da firma Aerospace do Governo Americano, além de cientistas e engenheiros do INPE e representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB). A Universidade do Texas em Dallas (UTD), a Universidade do Alabama em Huntsville (UAH) e a NASA Goddard participaram remotamente a partir de uma conexão disponibilizada especialmente para a reunião. O evento foi realizado no auditório Fernando Mendonça do LIT (INPE).

Após longos dias de reuniões, apresentações, discussões e esclarecimentos de dúvidas, a comissão de revisão da NASA considerou o projeto apto a continuar (go ahead).

Segundo o Dr. James Spann, Principal Investigator (PI) do projeto SPORT, todo projeto espacial é complexo, mesmo o SPORT sendo uma missão relativamente pequena. O sucesso do SPORT se dá pelo fato de que as diferentes equipes estão trabalhando com uma interação muito boa, sempre visando as soluções necessárias.

O responsável pela participação brasileira e professor do ITA, Dr. Luís Loures, afirmou que “esse foi um importante passo no desenvolvimento do projeto, pois eles aprovaram o nosso design e, a partir de agora, recebemos o sinal verde para iniciar a integração do nosso Modelo de Engenharia (ME) do satélite. Os revisores da NASA ficaram muito impressionados pela qualidade do trabalho produzido pelo ITA, não só pelas soluções técnicas apresentadas, mas principalmente pelo trabalho exaustivo de Engenharia de Sistemas realizado. Os revisores ressaltaram ainda o fato de um trabalho desta qualidade ter sido realizado basicamente por uma equipe pequena do ITA (segundo os padrões deles) composta basicamente por estudantes e professores.

A representante da comissão de revisão e chefe da Divisão de Projetos e Pesquisa Científica da NASA Marshall, Joanne Terek, expressou estar impressionada com o volume de detalhes e informações que os pesquisadores do ITA investiram no projeto. “É um projeto muito importante para a NASA e para o Brasil, usaremos o tempo necessário para realizar uma missão segura e de sucesso”, completou.

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 28 de agosto de 2019.