Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Professores do ITA visitam instituições parceiras no Japão

Recentemente, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) firmou uma parceria acadêmica com o Shizuoka Institute of Science and Technology (SIST) e a Universidade de Tokai, localizadas na província Shizuoka, no Japão. Para concretizar o trabalho colaborativo, a província japonesa patrocinou ao Prof. Dr. Ernesto Marujo, pró-reitor de Extensão e Cooperação e ao Prof. Dr. Osamu Saotome, da Divisão de Engenharia Eletrônica, uma visita às instituições no Japão.

A parceria consiste em apoiar as pesquisas com testes realizados no Japão e o desenvolvimento de cursos voltado para engenharia, especialmente a mecânica e a aeronáutica.

Na Universidade de Tokai, os professores conheceram o Tokai University Solar Car, um carro solar criado pelos alunos com a colaboração de indústrias japonesas.  O projeto foi premiado cinco vezes entre os anos de 2008 a 2012 e participou da famosa competição Sasol Solar Challenge South Africa 2016. No Shizuoka Institute of Science and Technology, os professores tiveram a oportunidade de conhecer um protótipo de veículo aéreo não tripulado na modalidade Vertical Take-Off and Landing, construído em um laboratório e financiado pelo governo local para o uso na agricultura.

“O entusiasmo com que os alunos e professores japoneses manuseiam os equipamentos em busca do ajuste perfeito para demonstrar um conceito ou gerar uma inovação é fantástico. Porém, a colaboração científica pode depender do conhecimento do idioma japonês, pois em alguns casos, os pesquisadores japoneses só falam esse idioma”, comenta o professor Ernesto Marujo.

Aeronáutica e Aviação

Além do SIST e da Universidade de Tokai, outras dez empresas foram visitadas. Seis delas pertencentes ao SOLAE, uma associação de empresas interessadas em participar da cadeia de fornecimento da indústria aeronáutica mundial, como, por exemplo, a Embraer. Vale ressaltar que, uma frota de 12 aviões (E-170) da Embraer compõem a frota de uma importante empresa aérea japonesa, a Fuji Dream Airline (FDA).

Suzuyo, o grupo econômico que controla a FDA, em conjunto com o governo local, quer estabelecer nas proximidades do aeroporto de Shizuoka, um centro de manutenção, reparos e operações, especializado em aviões Embraer. As autoridades do governo local querem incentivar também a criação, na mesma região, de vários cursos ligados à aeronáutica e à aviação.

“Digno de admiração também é a coleção de aeromodelos no Museu de Aviação, construído por entusiastas, e que ocupa um hangar inteiro ao lado do Aeroporto da Província.  Além de centenas de aeromodelos do mundo todo, podem ser vistas montagens e maquetes que ilustram maravilhosamente o processo de evolução da engenharia e da indústria aeronáutica no mundo”, observa o professor Osamu Saotome.

Mais do que a colaboração em pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos que mostraram complementação das instituições japonesas com os interesses do ITA, as autoridades locais mencionaram explicitamente o interesse em implementar na região centros aeronáuticos de Aircraft Maintenance & Mechanic Training, Aviation Maintenance Technical Engineer e Aviation safety, além da criação de novos cursos ligados à aeronáutica e à aviação. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ITA