Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Quase 8 mil estudantes iniciam maratona do vestibular do ITA

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Quase 8 mil inscritos prestam, a partir desta terça-feira (9), o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - uma das melhores universidades de engenharia do país. Estudantes de todo Brasil disputam 170 vagas na instituição, que fica em São José dos Campos (SP).

A prova de física, primeira da maratona do vestibular, começa às 8:00 (horário de Brasília) e será aplicada em 23 locais - em 16 Estados e no Distrito Federal.

Os locais com maior número de vestibulandos são a capital São Paulo, seguida por Rio de Janeiro, Campinas e Belo Horizonte.

A avaliação desta terça vai contar com 30 questões de múltipla escolha. As provas de  português, redação e inglês serão aplicadas nesta quarta-feira (10); de matémática na quinta-feira (11) e de química no dia 12.

As provas têm duração de quatro horas e o resultado final do vestibular será divulgado dia 30 a partir das 10h no site da instituição. O concorrente que perder um dia do processo seletivo será automaticamente eliminado do vestibular.

 

Orientações

Para o vestibular 2015, o ITA orienta que os candidatos estejam no local, todos os dias do processo seletivo, com pelo menos uma hora de antecedência e com trajes adequados - não será permitido ingresso nas salas de prova com bermudas, camisetas regatas, chinelos e camisetas de clubes esportivos.

Eles devem levar para o local um documento com foto, lápis preto apontado, borracha e caneta de tinta preta.

Do total de inscritos no vestibular neste ano, 1.158  dos 7.792 estudantes indicaram a opção treineiro - com finalidade exclusiva de testar os conhecimentos, sem poder ao final do processo pleitear a vaga ingresso no ITA. Dentre os candidatos que vão prestar as provas, 1.801 são mulheres.

 

Cursos

Os cursos de engenheria oferecidos pelo ITA são nas especialidades de aeronáutica, computação, eletrônica, civil-aeronáutica, mecânica-aeronáutica e aeroespacial. As carreiras mais disputadas são de engenharia aeronática e civil aeronáutica - que somam mais de 3,6 mil candidatos.

Do total de inscritos, 70% são de escolas particulares e 29% fizeram cursinho preparatório. Os aprovados vão cursar a graduação em cinco anos, a partir de 2015.

Do total de vagas disponível para os cursos no próximo ano, 140 são para civis e 30 para optantes pela carreira militar. Maiores informações podem ser obtidas no site do vestibular.

 

Fonte: G1