Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Troca de experiências para futura parceria DAE/ITA e ESM/USP

O Professor Dr Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, Vice-diretor do Instituto de Psicologia da USP e Coordenador do Escritório de Saúde Mental (ESM) da USP, visitou o ITA no dia 19 de  novembro de 2019, com o intuito de conhecer os projetos da Divisão de Assuntos Estudantis – DAE/ProGrad e estabelecer parcerias em pesquisas sobre Orientação Educacional. Na oportunidade e a pedido da comitiva da USP, além da apresentação sobre o modelo educacional do ITA, o Projeto de Revitalização do Aconselhamento foi debatido como uma importante ferramenta de acompanhamento e apoio ao corpo discente.

Criado em 2018, originalmente vinculado ao Gabinete do Reitor da USP, o Escritório surgiu a partir de uma preocupação com a saúde mental dos estudantes, para lidar com casos de evasão, sofrimento e tentativas de suicídio.

Atualmente, o Escritório de Saúde Mental está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo e trabalha na prevenção de sofrimentos, orientação e acolhimento inicial ao estudante de graduação e pós-graduação e aos estudantes intercambistas da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional – AUCANI. O contato do aluno da USP com o ESM ocorre por meio de uma plataforma e, posteriormente, são agendadas reuniões presenciais. O escritório também presta consultoria a unidades da USP que necessitem de auxílio e diálogo sobre a prevenção de suicídios e promove palestras sobre o tema.